quinta-feira, 28 de março de 2013

Passos Coelho admite eleições antecipadas e possibilidade de segundo resgate

-

Passos Coelho admitiu esta semana a possibilidade de o país necessitar de um segundo resgate caso o Tribunal Constitucional (TC) chumbe algumas das normas do Orçamento do Estado para 2013, avança o jornal “Sol”.
Na terça-feira, o primeiro-ministro reuniu com a Comissão do Permanente do PSD e adiantou que o governo deverá respeitar institucionalmente um eventual chumbo do TC a algumas das normas contidas no Orçamento, mas alertou para as suas implicações: a queda do governo ou a necessidade de um segundo resgate.
Na reunião entre o líder do PSD e os vices do partido foram, por isso, traçados vários cenários e as soluções possíveis, caso se concretize um chumbo do TC.
Para o pior dos cenários, os sociais-democratas admitiram duas possibilidades: a de um governo de salvação nacional, impulsionado pelo Presidente da República, ou eleições antecipadas, o que para alguns dirigentes do PSD significaria um segundo resgate e o prolongamento das medidas de austeridade e da permanência da troika.
Na reunião de terça-feira, Passos Coelho terá ainda dito que um chumbo do TC poderia comprometer a credibilidade do país, a poucos dias do regresso aos mercados, com uma emissão de dívida a dez anos.
Já ontem, o primeiro-ministro afirmou, numa conferência com o seu homólogo sueco que “o Tribunal Constitucional tem também de ter responsabilidade nas decisões que vier a tomar e no impacto que elas possam ter no país”.
Notas do Papa Açordas: Ora aqui está uma boa notícia!... Venha lá o chumbo do Tribunal Constitucional para o desgoverno ir de vez!...

Sem comentários: