quinta-feira, 7 de março de 2013

Bancos portugueses alvo de buscas por suspeita de agirem em cartel

-
Autoridades estão a realizar mais de duas dezenas de buscas em vários bancos.

Bancos portugueses estão a ser alvo de buscas. Segundo fonte do PÚBLICO, juízes e procuradores, auxiliados pela PSP, entraram por volta das 9h desta quarta-feira nas sedes e outros edifícios da generalidade das instituições financeiras para verem os sistemas informáticoTrata-se de um processo de contra-ordenação por suspeita de cartelização nas áreas dos créditos ao consumo e à habitação, revela uma fonte ao PÚBLICO. Suspeita-se que os bancos agiram em cartel, combinando os valores dosspreads e das comissões.

Estão no terreno 16 juízes e 25 procuradores, avança a SIC Notícias. A operação de buscas, cerca de duas dezenas, está a ser levada a cabo pela Autoridade da Concorrência, Departamento Central de Investigação e Acção Penal de Lisboa e Tribunal de Instrução Criminal de LIsboa.

A Autoridade da Concorrência (AdC) confirma, num comunicado, a realização de buscas no âmbito de um processo de contra-ordenação "por práticas restritivas da concorrência, ao abrigo dos poderes que lhe são conferidos pela Lei n.º 19/2012". Também a Procuradoria-Geral da República emitiu um comunicado, assinado pela procuradora-geral Joana Marques Vidal, confirmando que as buscas estão a ser feitas "sob a presidência de senhores juízes de Instrução Criminal e com a coadjuvação da PSP".

Pouco depois de a AdC ter vindo confirmar as buscas, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) reagiu para confirmar ter “conhecimento, pelos seus associados, de que estão a decorrer diligências de averiguação em vários bancos, no âmbito do processo de mera contra-ordenação, no domínio do Direito de Concorrência.”

Notas do Papa Açordas: Oxalá tudo isto não passe de um pretexto para as autoridades judiciais passarem um atestado de "boas práticas" à Banca... Alguns bancos já estão tão descredibilizados, que bem precisam disso...


Sem comentários: