domingo, 31 de março de 2013

Nos outros blogues

-

 A Alemanha volta a precisar de trabalhadores formados à borla
   

«O presidente da Agência Federal de Emprego da Alemanha, Frank-Jürgen Weise, desafiou este sábado médicos e engenheiros do sul da Europa a procurarem emprego no país, que precisa anualmente de 200 mil emigrantes qualificados, nomeadamente portugueses.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Filhos da... cobram juros e ainda levam quadros à volta.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»

In "O JUMENTO"


O COELHINHO DE PÁSCOA



In "WEHAVEKAOSINTHEGARDEN.BLOGSPOT.COM"



Crédito Agrícola. Estado deve parar de consumir financiamento da economia

-

O presidente do Crédito Agrícola defende uma revisão do memorando de entendimento acordado com a ‘troika’ para evitar que o Estado continue a consumir financiamento da banca que deveria ser canalizado para a economia.
Licínio Prata Pina considerou, em entrevista à Lusa, que há “setores do Setor Empresarial do Estado que continuam a endividar-se e a consumir fundos que podiam ser canalizados para a economia e não são porque ficam nas empresas do setor público”, sobretudo nas de transportes.
Nesse sentido, defendeu, é preciso “mexer no memorando de entendimento” acordado entre Portugal e a ‘troika’ de credores externos (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu). Para Licínio Pina, “não há necessidade de pedir mais dinheiro”, mas é imprescindível prolongar o prazo de pagamento do empréstimo de 78 mil milhões de euros.
“É o que fazemos na atividade bancária. Quando uma pessoa está com dificuldades de pagamento ou se baixa a taxa ou se prolonga o prazo ou as duas coisas. Isto porque o pior que pode acontecer ao banco ou ao próprio cliente é entrar em incumprimento. No país é a mesma coisa”, afirmou.
O responsável pelo grupo Crédito Agrícola, o sétimo maior banco a atuar em Portugal, disse ainda que se o Estado quiser contribuir para o crescimento da economia portuguesa deve “pagar as dívidas que tem”.
Notas do Papa Açordas: Como diz o presidente do Crédito Agrícola, se o Estado estivesse realmente interessado no crescimento da economia portuguesa, pagava as suas dívidas...

sábado, 30 de março de 2013

Nazarenos en León

-
Nazarenos en León


Nazarenos en León
Nazarenos portan una de las tallas de la procesión de Los Pasos de la Semana Santa de León. Esta procesión, en la que desfilan trece pasos, cuenta con una novedosa aplicación, un sistema GPS que permite conocer con exactitud el trazado que sigue la comitiva. (J. Casares / EFE)-(20minutos.es)


Arcebispo de Braga critica classe política “incompetente” e monopólio dos bancos

.
O arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, manifestou-se preocupado com os suicídios, depressões e frigoríficos vazios resultantes da crise e criticou a “incompetência” da classe política e o monopólio dos bancos.

Ao falar na homilia da celebração da Paixão do Senhor, na Sé de Braga, Jorge Ortiga também não poupou a “corrupção judicial” e as “mentiras dos astrólogos”.

Por que é que nós consentimos que tantos seres humanos continuem a ser vítimas da miséria social, da violência doméstica, da escravatura laboral, do abandono familiar, do legalismo da morte, da corrupção judicial, das mortes inocentes na estrada, das mentiras dos astrólogos, do desemprego, de uma classe política incompetente e do monopólio dos bancos?”, questionou o prelado.

Jorge Ortiga manifestou-se preocupado com o número de suicídios “que aumentam diariamente” em Espanha, por causa da penhora de casas, e advertiu que, “em breve, este drama poderá chegar” também a Portugal.

Uma preocupação extensiva às depressões dos jovens portugueses, “que se fecham nos seus quartos por causa do desemprego”, e às famílias “cujo frigorífico se vai esvaziando”.

“Os políticos, por seu turno, refugiam-se em questões sem sentido do verdadeiro bem comum e o sistema bancário, depois de ter imposto a tirania de consumos desnecessários para atingir metas lucrativas, hoje condiciona o crédito justo às jovens famílias portuguesas, com taxas abusivas que dificultam o acesso a uma qualidade de vida com dignidade”, criticou.

Para Jorge Ortiga, a solução está em Jesus, “o autêntico libertador do povo, porque concede crédito (atenção) aos mais pobres, defende o ideal da fraternidade”.

Notas do Papa Açordas: O desgoverno parece ser o único a não se preocupar com a dramática situação de inúmeros portugueses...

sexta-feira, 29 de março de 2013

Obviamente

-

Fernanda Câncio

"Houve um tempo em que um Governo enviar pareceres de juristas ao Tribunal Constitucional era, para o PSD, "uma violenta e desproporcionada pressão". Houve um tempo em que deputados sociais-democratas viam, mesmo em opiniões encomendadas a juristas como Lobo Xavier e Saldanha Sanches, inaceitáveis manobras para condicionar o TC - dizia-o, imagine-se quem?, Miguel Relvas, em dezembro de 2006, a propósito do pedido de fiscalização da constitucionali- dade da Lei das Finanças Locais e de cinco pareceres enviados pelo Governo socialista ao palácio Ratton.

Ah, mudam-se os tempos. E mudam-se de tal modo que seis anos depois tivemos um Orçamento do Estado inconstitucional "de papel passado" e um Governo a achar normal mantê-lo e a seguir reforçar a dose, como quem vê que é mole e portanto carrega. Ou seja: o TC deu - por via da bizarra suspensão do efeito da declaração de inconstitucionalidade quanto ao corte dos subsídios a funcionários públicos e pensionistas, na prática uma suspensão da Constituição - aquilo que se chama "uma abébia" a Passos e Gaspar, e eles, em vez de agradecer e pedir desculpa pelo erro, agiram como se fosse uma licença para infringir a lei fundamental, para a ignorar, para dela escarnecer - e do TC.

O escárnio chegou a tal ponto que uma deputada do PSD afirma que o TC "está vinculado ao memorando" enquanto Passos exige "responsabilidade" aos juízes, soprando aos jornais que se o TC chumbar o Orçamento se demite (que desgraça, deus, como sobreviveremos?). Um PM que tomou medidas que toda a gente - a começar pelo Presidente da República, que aliás o disse mesmo antes da apresentação do OE 2012, para a seguir nada fazer - sabia que eram inconstitucionais, e portanto violou com toda a consciência a lei fundamental, esbulhando dois mil milhões de euros a centenas de milhares de cidadãos em nome do desígnio sagrado do controlo do défice (que ficou SÓ dois pontos percentuais acima do fixado), acha-se em condições de dar lições de responsabilidade. E logo aos juízes da mais alta instância da nação.

Fá-lo, claro, porque não parece haver margem para que o TC não declare inconstitucionais normas do OE 2013. Mas pode o TC de novo suspender a Constituição, permitindo ao Governo, mais uma vez, safar-se, à gargalhada, com o roubo? Ou, perante a ameaça da "crise política", declarar inconstitucionais apenas uma ou outra das normas menos "dispendiosas", permitindo que outras igualmente abusivas passem?

É certo que os juízes devem ser superiores a tudo, mesmo à justa fúria que as afirmações do PM lhes causarão. Mas só há uma instituição por cujo regular funcionamento lhes cabe zelar - a sua própria - , como garante último do respeito pela lei fundamental (e pelo regime democrático, portanto). Serem responsáveis é cumprirem o seu mandato - sobretudo quando os outros irresponsável e vergonhosamente desrespeitam os deles. Façam o que têm a fazer. Ou demitam-se." (Diário de Notícias)


Frontera entre Coreas

-
Frontera entre Coreas


Frontera entre Coreas
Soldados surcoreanos (de espaldas a la cámara) observan a un soldado norcoreano (al fondo, entre las columnas) en la zona desmilitarizada donde en 1953 se firmó el armisticio entre las dos coreas en Panmunjom (Corea del Sur) el 28 de marzo de 2013.  En las últimas tres semanas Corea del Norte ha dirigido al Sur y a EE UU amenazas prácticamente diarias en protesta tanto por las nuevas sanciones de la ONU al régimen debido a su última prueba nuclear de febrero como por los ejercicios militares conjuntos que Seúl y Washington llevan a cabo en el Sur hasta finales de abril. En este contexto, el pasado día 11 Corea del Norte cortó la línea de comunicación civil entre ambos gobiernos ubicada en la fronteriza aldea de la tregua de Panmunjom, con lo que hasta ayer las escasas comunicaciones entre Seúl y Pyongyang se llevaban a cabo a través de la línea militar. (EFE/ Barbara Walton)-(20minutos.es)

Abre el mercado del queso de Alkmaar

-
Abre el mercado del queso de Alkmaar


Abre el mercado del queso de Alkmaar
Quesos son transportados en barcas durante la inauguración oficial del mercado del queso de Alkmaar, Holanda. El mercado tradicional de quesos se ha convertido en un reclamo turístico para la ciudad y se celebra todos los viernes por la mañana hasta el 6 de septiembre. (Olaf Kraak / EFE)-(20minutos.es)



quinta-feira, 28 de março de 2013

Maniobras militares de EEUU en Corea

-
Maniobras militares de EEUU en Corea


Maniobras militares de EEUU en Corea
Un bombardero estadounidense de baja visibilidad B-2 Spirit (izquierda) sobrevuela la ciudad portuaria surcoreana de Pyeongtaek (Corea del Sur). Una fuente militar anunció que el avión realiza unas maniobras, lo que supone la primera vez que se confirma que un avión de este tipo realiza unos ejercicios militares en la península de Corea. (Yonhap / EFE)-(20minutos.es)

Reabren los bancos de Chipre

-
Reabren los bancos de Chipre


Reabren los bancos de Chipre
Chipriotas aguardan la apertura de una sucursal del Banco Laiki, en Nicosia. Chipre se prepara para la reapertura de sus bancos que, tras casi dos semanas de corralito, volverán a estar operativos a partir de este mediodía, aunque con severas restricciones en los movimientos de capital. (Katia Christodoulou / EFE)-(20minutos.es)

Passos Coelho admite eleições antecipadas e possibilidade de segundo resgate

-

Passos Coelho admitiu esta semana a possibilidade de o país necessitar de um segundo resgate caso o Tribunal Constitucional (TC) chumbe algumas das normas do Orçamento do Estado para 2013, avança o jornal “Sol”.
Na terça-feira, o primeiro-ministro reuniu com a Comissão do Permanente do PSD e adiantou que o governo deverá respeitar institucionalmente um eventual chumbo do TC a algumas das normas contidas no Orçamento, mas alertou para as suas implicações: a queda do governo ou a necessidade de um segundo resgate.
Na reunião entre o líder do PSD e os vices do partido foram, por isso, traçados vários cenários e as soluções possíveis, caso se concretize um chumbo do TC.
Para o pior dos cenários, os sociais-democratas admitiram duas possibilidades: a de um governo de salvação nacional, impulsionado pelo Presidente da República, ou eleições antecipadas, o que para alguns dirigentes do PSD significaria um segundo resgate e o prolongamento das medidas de austeridade e da permanência da troika.
Na reunião de terça-feira, Passos Coelho terá ainda dito que um chumbo do TC poderia comprometer a credibilidade do país, a poucos dias do regresso aos mercados, com uma emissão de dívida a dez anos.
Já ontem, o primeiro-ministro afirmou, numa conferência com o seu homólogo sueco que “o Tribunal Constitucional tem também de ter responsabilidade nas decisões que vier a tomar e no impacto que elas possam ter no país”.
Notas do Papa Açordas: Ora aqui está uma boa notícia!... Venha lá o chumbo do Tribunal Constitucional para o desgoverno ir de vez!...

quarta-feira, 27 de março de 2013

Nos outros blogues

-
 Uma Europa nojenta
  
Aquilo que os senhores do novo IV Reich fizeram ao Chipre mete nojo, mais do que um resgate o acordo imposto para evitar a bancarrota da ilha foi meia bancarrota mais um pesado castigo pelas práticas financeiras. Ao mesmo tempo os cinzentos de Bruxelas promoveram uma imensa campanha de difamação contra o Chipre, passando a ideia de que era um paraíso fiscal de lavagem de dinheiro das máfias russas.
  
O bonito Luxemburgo não é um paraíso financeiro? Os holandeses não se estão transformando na sede de uma boa parte das empresas europeias? Os bancos alemães não fazem lavagem de dinheiro?
  
Os canalhas que agora dizem andar a desinfectar o sistema financeiro europeu são precisamente os mesmos que têm uma chanceler que ainda há poucos dias pisava no seu gabinete um tapete roubado aos judeus. Quanto milhões roubados aos judeus ajudaram a Alemanha e estão por devolver? Será esse dinheiro mais limpo do que os depósitos dos russos no Chipre?

Retirado de "O JUMENTO"

Primera audiencia presidida por el papa Francisco

-
Primera audiencia presidida por el papa Francisco


Primera audiencia presidida por el papa Francisco
El papa Francisco saluda a los fieles en la Plaza de San Pedro del Vaticano donde presidió la audiencia general de los miércoles . Se trata de la primera audiencia presidida por el pontífice desde su entronización. (Maurizio Brambatti / EFE)-(20minutos.es)

-
Día de las Fuerzas Armadas de Birmania


Día de las Fuerzas Armadas de Birmania
Vista de tanques en frente de las tres estatuas de los reyes que fundaron el reino de Birmania, durante la celebración del 68 aniversario del Día de las Fuerzas Armadas en Naypyitaw, Birmania. (Nyein Chan Naing / EFE)-(20minutos.es)


La Soyuz recibe la bendición del sacerdote

-
La Soyuz recibe la bendición del sacerdote


La Soyuz recibe la bendición del sacerdote
Un sacerdote ortodoxo bendice la nave tripulada Soyuz TMA-8M en la plataforma de lanzamiento en el Cosmódromo de Baikonur (Kazajistán). El cohete viajará con los astronautas rusos Pavel Vinogradov y Alexander Misurkin y el estadounidense Chris Cassidy a bordo. (Sergei Ilnitsky / EFE)-(20minutos.es)

Num só ano o Estado já pagou mais de 300 mil euros à empresa de António Borges

-

Contrato com a Parpública entrou em vigor em 1 de Fevereiro de 2012 e vale 25 mil euros/mês
Foi um caso muito falado e que levantou muitas perplexidades, particularmente na oposição. Mais de um ano depois, o governo responde às dúvidas do PS e divulga o contrato celebrado no dia 29 de Fevereiro de 2012 entre a empresa estatal Parpública e o conhecido e polémico economista António Borges, a que o i teve acesso em primeira mão.
Com um extenso programa de privatizações inscrito no Memorando de entendimento com a troika e outras da exclusiva responsabilidade da maioria PSD/CDS, como a RTP e os CTT, o executivo de Passos Coelho, um dos mais reduzidos da democracia, decidiu contratar António Borges como consultor para esta área específica. O contrato foi assinado entre a Parpública e a empresa ABDL L.da, uma sociedade por quotas entre António Mendo Castel-Branco Borges e Diogo José Fernandes Homem de Lucena, em que António Borges tem uma quota de 15 012,02 euros e Lucena uma de 4987,98 euros.
De acordo com o contrato, em vigor desde o dia 1 de Fevereiro de 2012, a Parpública paga à referida sociedade uma verba mensal de 25 mil euros mais IVA, acrescida do reembolso de despesas “indispensáveis para a concretização do trabalho e previamente autorizadas, designadamente no caso de viagens ao estrangeiro, as quais deverão ser documentadas e respeitar as normas aplicáveis ao sector público”.
300 MIL MAIS DESPESAS Até agora, sem contar com o IVA, a empresa de António Borges e Diogo Lucena já recebeu 300 mil euros, de 1 de Fevereiro de 2012 a 1 de Fevereiro de 2013, fora o montante das despesas efectuados neste ano de contrato, que foi entretanto renovado por mais um ano.
Notas do Papa Açordas:  O sr. António Borges não dá ponto sem nó... a sua posição de VOZ DO DONO é paga e bem paga... e é pena que não tenha VERGONHA!...

terça-feira, 26 de março de 2013

Preparando el lanzamiento de la Soyuz

-
Preparando el lanzamiento de la Soyuz


Preparando el lanzamiento de la Soyuz
Policías rusos custodian la nave tripulada rusa Soyuz TMA-08M en su camino hacia la plataforma de lanzamiento del cosmódromo de Baikonur, en Kazajistán. La nave Soyuz se enganchará este viernes a la Estación Espacial Internacional, tras sólo seis horas de vuelo desde la Tierra. (Sergei Ilnitsky / EFE)-(20minutos.es)

-
Un beso de despedida, foto del año


Un beso de despedida, foto del año
Imagen del fotógrafo Bernat Armangue de la agencia Associated Press (AP) que ha sido elegida Foto del Año del 9º Concurso Internacional de Fotografía de Prensa de China. La imagen muestra a un hombre palestino que besa la mano de un familiar fallecido en el depósito de cadáveres del Hospital de Shifa en la Ciudad de Gaza. (Bernat Armangue / EFE)-(20minutos.es)


Manifestación de empleados del banco de Chipre

~.
Manifestación de empleados del banco de Chipre


Manifestación de empleados del banco de Chipre
Empleados del Banco de Chipre participan en una manifestación en Nicosia, Chipre. El Banco Central de Chipre salió al paso de informaciones que hablaban de un posible cierre del Banco de Chipre y el temor de sus empleados a perder sus puestos de trabajo y aclaró que la liquidación afecta únicamente al Banco Popular (Laiki). (Katia Christodoulou / EFE)-(20minutos.es)


Comissão Europeia confirma que imposto sobre depósitos possa ser aplicado noutros países

-

A Comissão Europeia admite a hipótese de serem aplicadas taxas especiais aos depósitos superiores a 100 mil euros, em países que sejam alvo de resgate e com bancos em dificuldade, à semelhança do que está a acontecer no Chipre, refere o jornal “Expansión”.
"Na proposta da Comissão Europeia (CE), que está neste momento em discussão, não se exclui a possibilidade dos depósitos superiores a 100 mil euros possam integrar os activos susceptíveis de contribuir para o resgate", afirmou Chantal Hughes, a porta-voz do comissário dos Serviços Financeiros (Michel Barnier).
A proposta surge no âmbito das alterações regulamentares à supervisão bancária comunitária e tinha chegado a ser admitida ontem pelo presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, apesar de ter recuado nas declarações horas depois e de ter garantido que o Chipre seria um caso único.
O plano de resgate cipriota prevê a aplicação de um imposto de 30% aos depósitos superiores a 100 mil euros, e que em alguns casos pode chegar aos 40%.
Notas do Papa Açordas:  A Comissão Europeia, e a D.Merkel, acabam de escancarar a porta à saída de capitais da zona euro... pois, neste momento, não há qualquer confiança nas  instituições bancárias da  CE e, ainda menos, nos seus políticos!...

segunda-feira, 25 de março de 2013

Comienza la recogida del té

-
Comienza la recogida del té


Comienza la recogida del té
En la provincia china de Zhejiang ha comenzado la campaña de recolección del té. La variedad que allí se cultiva es el Longjing té, muy conocido y apreciado por su gran calidad dentro y fuera de China. (GTRES)-(20minutos.es)


Las huellas del genocidio en Camboya

-
Las huellas del genocidio en Camboya


Las huellas del genocidio en Camboya
Un turista visita el Museo del Genocidio en Choeung, Phnom Penh, en Camboya. Las Cámaras Extraordinarias en los Tribunales de Camboya escuchará los informes de los médicos en relación a la condición médica del ideólogo del Jemer Rojo, Nuon Chean, que tiene que ser juzgado por genocidio. (Mak Remiss / EFE)-(20minutos.es)

Função Pública. Rescisões amigáveis vão pagar IRS e sobretaxa

-

Os funcionários públicos que aderirem ao programa de rescisões amigáveis anunciado pelo governo vão pagar IRS na parte que exceda um salário por cada ano de serviço, avança a edição desta segunda-feira do “Correio da Manhã”.
O facto de a proposta do executivo incidir sobre um salário e meio, faz com que o rendimento dos trabalhadores que rescindirem o seu vínculo com o Estado supere o seu rendimento anual ficando o montante que irão receber igualmente sujeito ao pagamento da sobretaxa extraordinária de 3,5%.
O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) e a FESAP consideram que esta situação tributária poderá dificultar o processo, uma vez que tornam as rescisões amigáveis pouco atractivas.
Numa primeira fase, os processos de rescisão são dirigidos a assistentes e técnicos administrativos e a assistentes operacionais, abrangendo um universo de cerca de 214 mil funcionários.
Notas do Papa Açordas:  É sempre a roubar! Até os pobres funcionários de categorias inferiores da Função Pública, são espoliados até ao tutano!...

domingo, 24 de março de 2013

Pires de Lima defende remodelação no Governo

-

O dirigente do CDS-PP António Pires de Lima defendeu hoje que falta capacidade política ao Governo e que uma remodelação seria um sinal importante da parte do primeiro-ministro de que pretende levar a legislatura até ao fim.
Em declarações aos jornalistas, à entrada para uma reunião da Comissão Política Nacional do CDS-PP, na sede nacional do partido, em Lisboa, Pires de Lima defendeu também que, após a sétima avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal, o executivo deve entrar numa nova fase, que dê mais importância ao crescimento económico.
"Eu acho que é necessário reforçar a capacidade política deste Governo, a capacidade de coordenação política deste Governo. Falta muitas vezes capacidade e competência política a este Governo. E falta, do meu ponto de vista, dar uma outra prioridade ao tema importante da economia, nomeadamente outra eficácia na captação de investimento", afirmou o presidente da Mesa do Conselho Nacional do CDS-PP.
"E isto provavelmente implica reforçar o Governo, eventualmente remodelar. Eu penso que esse seria um sinal importante e inequívoco que o primeiro-ministro daria no sentido do compromisso que tem de levar esta legislatura até ao fim, com um Governo eficaz, com um Governo competente e com um Governo preparado para agarrar os desafios fundamentais que temos nesta segunda fase da legislatura", acrescentou Pires de Lima.
Questionado se defendia a saída do ministro das Finanças, o presidente da Mesa do Conselho Nacional do CDS-PP respondeu que não queria entrar "na discussão de nomes", mas manifestou "muito apreço pelo trabalho" de Vítor Gaspar.
Para além de criticar a capacidade política do executivo PSD/CDS-PP, Pires de Lima apontou falhas na atração de investimento e na dinamização do mercado interno.
"Não há futuro para a economia portuguesa se o mercado interno desaparecer. É fundamental que o Governo encare essa realidade com outro tipo de prioridade e faça os ajustamentos que são necessários na sua estratégia, nas suas políticas e também na sua equipa para que esta segunda fase da legislatura seja mais voltada para a economia real, para as pessoas, para a criação de emprego do que foram estes primeiros dois anos do Governo", disse.
Notas do Papa Açordas: Que dizer, quando um dos principais elementos do CDS se manifesta a favor de uma remodelação deste desgoverno?...

sexta-feira, 22 de março de 2013

Obama homenajea a las víctimas del Holocausto

-
Obama homenajea a las víctimas del Holocausto


Obama homenajea a las víctimas del Holocausto
El presidente de los Estados Unidos, Barack Obama deposita una corona de flores junto al fuego eterno de la Sala del Recuerdo, durante su visita al museo Yad Vashem, en memoria a las víctimas del Holocausto, en Jerusalén, Israel. (Uriel Sinai / EFE)-(20minutos.es)


Sócrates. Ele voltou. Tenham medo, tenham muito medo

-

Ex-primeiro-ministro volta como comentador na RTP. Seguro acha “normal”, mas CDS quer conhecer critérios da escolha
A notícia caiu com estrondo no meio político e não só. Precisamente dois anos depois de ter apresentado a demissão do governo, José Sócrates está de volta e em estilo comentador político, com um programa semanal, aos domingos à noite, na RTP que arranca no dia 7 de Abril, de acordo com o jornal Sol. Entre os seus mais próximos, a expectativa é que o ex-primeiro-ministro aproveite o espaço para fazer a defesa do seu legado.
Esta é aliás uma reivindicação que nos últimos tempos tem chegado com insistência de Paris (onde Sócrates tem estado a estudar), ainda que por portas travessas. O incómodo com a falta de defesa da sua governação, sobretudo pela actual direcção do PS, já contribuiu até para a ameaça de uma alternativa à liderança de António José Seguro que acabou por não passar disso mesmo. O desafiador foi António Costa, que ontem, no programa “Quadratura do Círculo” gravado à tarde no “fórum de políticas públicas” do ISCTE, disse que, “como amigo” de Sócrates, considera este regresso “má ideia”.
António José Seguro reagiu logo de manhã à notícia avançada pelo “Diário de Notícias” para garantir não estar “absolutamente nada” preocupado com o regresso político do seu antecessor no PS. Seguro considera a situação “normal” e sublinhou que “há vários ex-dirigentes de partidos que fazem comentário político”. O único ex-primeiro-ministro com presença semanal no comentário televisivo é Pedro Santana Lopes, que, depois de ter saído do governo, admitiu “andar por aí”. Curiosamente, Santana foi o político que debateu com Sócrates, semanalmente, também na RTP, entre 2002 e 2004 - antes de sair para liderar o governo.
No PS, a ala socrática saúda o regresso e garante que o objectivo não é confrontar a actual liderança socialista. O deputado André Figueiredo diz ao i que este interesse de José Sócrates por voltar ao activo mostra “consciência tranquila e coragem e evidencia que não tem receio de ser confrontado com o que quer que seja”. Quanto à ameaça à actual liderança, o socialista diz apenas que “a participação de qualquer ex-secretário- -geral será benéfica para o PS”.
Notas do Papa Açordas:  Anda por aí muita gente com medo, muito medo do Sócrates. Este senhor não passa agora de um simples cidadão em plenitude dos seus deveres e direitos. Há que o ouvir e saber interpretar a sua mensagem...

quinta-feira, 21 de março de 2013

Vida subterránea en México ante el acoso de la Policía y los cárteles

-
Vida subterránea en México ante el acoso de la Policía y los cárteles


Vida subterránea en México ante el acoso de la Policía y los cárteles
Ismael Martínez , originario del estado mexicano de Oaxaca, saliendo de uno de los túneles a respirar un poco de aire fresco y que utiliza como muchos otros para protegerse de las inclemencias del tiempo y de la policía de la ciudad fronteriza de Tijuana. Cientos de migrantes deportados por Estados Unidos se han visto forzados a buscar refugio bajo tierra en esa ciudad del noroeste de México ante el acoso de policías y delincuentes. (Alfonso Rochín / EFE)-(20minutos.es)

Día Mundial del Agua

-
Día Mundial del Agua


Día Mundial del Agua
Una niña porta agua tras recogerla del lago de Dala, a las afueras de Rangún, Birmania. El lema del Día Mundial del Agua de 2013 es la cooperación ya que para sumistrar agua a una región colaboran varios factores. Más gente muere de la insalubridad del agua que de todas los conflictos y guerras actuales. (Lynn Bo Bo / EFE)-(20minutos.es)

No parlamento cipriota há, no português deu-lhes o míldio

-
 photo tomates_zpsa13c9718.jpg

Retirado do blog "O JUMENTO"

quarta-feira, 20 de março de 2013

Décimo aniversario de la guerra de Irak

-
Décimo aniversario de la guerra de Irak


Décimo aniversario de la guerra de Irak
Un pastor iraquí camina en Karbala junto a un tanque destruido y abandonado durante la guerra de 2003 con EE UU. Diez años después de la guerra de Irak el país continúa sufriendo violencia y crisis política. (Alaa Al-Shemaree / EFE)-(20minutos.es)

Golpe al narcotráfico en Colombia

-
Golpe al narcotráfico en Colombia


Golpe al narcotráfico en Colombia
Fotografía cedida por la Policía Nacional colombiana donde se ve a Freyner Ramírez García, alias Carlos Pesebre, resguardado por dos policías. La Policía Nacional capturó al presunto cabecilla de la banda armada de la Oficina de Envigado, creada por el desaparecido Pablo Escobar y dedicada a la actividad criminal en la capital antioqueña. (EFE)-(20minutos.es)


Capucho ao i: "Governo perdeu completamente a credibilidade"

-

“O país está à beira da ingovernabilidade”, diz social-democrata
O social-democrata António Capucho defende que “o país está à beira da ingovernabilidade” e que o Presidente da República deve tomar “uma posição clara” e convocar o Conselho de Estado.
“É urgente fazer qualquer coisa. Se não for imediatamente, logo a seguir ao Tribunal Constitucional se pronunciar sobre o Orçamento do Estado” deste ano, diz ao i o ex-conselheiro de Estado, que pede a substituição do ministro das Finanças.
Capucho considera que a sétima avaliação da troika e “as reacções autistas do governo” mostram que “este governo perdeu complemente a credibilidade”.
Perante esta situação, o ex-dirigente do PSD defende que “cabe em primeira linha ao Presidente da República” assumir uma posição sobre o futuro do país e que “não pode tardar mais a convocação do Conselho de Estado”. “Deve ouvir o sentir das pessoas aí representadas, que têm uma enorme experiência”, argumenta. A decisão do Constitucional pode ser “determinante” para o futuro do governo, diz Capucho, que, nesta altura, equaciona “várias hipóteses”. Uma delas é uma profunda remodelação do governo, que passe pelas saídas de Vítor Gaspar e de Miguel Relvas. A segunda hipótese seria um novo governo através de um acordo, mesmo que fosse de incidência parlamentar, entre os partidos que assinaram o acordo com a troika – o PSD, o PS e o CDS. “A solução menos indicada seria convocar eleições antecipadas”, alerta.
A substituição de Passos Coelho foi defendida, nos últimos dias, por Alberto João Jardim e Freitas do Amaral. O ex-ministro disse que “a melhor solução para Portugal era outro governo da actual maioria, sem eleições, mas com outro primeiro-ministro”.
Notas do Papa Açordas:  Até tu, António Capucho, estás contra Passos Coelho e os seus apaniguados? Oxalá apareçam mais sociais-democratas a dar a cara! Este desgoverno já ultrapassou a validade!...

terça-feira, 19 de março de 2013

Preparativos da Páscoa

-
PREPARATIVOS DA PÁSCOA

PREPARATIVOS Páscoa: um empregado de uma empresa de tingimento de ovos de Páscoa transporta coloridos ovos cozidos em Thannhausen, Alemanha. (Matthias Schrader Imprensa / Associated)-(The Wall Street Journal)


Dívida do Estado aumentou quase 100 mil euros por dia desde Janeiro

-

MoU previa dívida de 108,6% do PIB em 2013, mas no final de 2012 valor já ia em 123%. Ainda assim, sétima avaliação foi “um sucesso”
O Estado chegou ao final de Fevereiro a dever mais de 200 mil milhões de euros, valor nunca antes superado e que representa um aumento do endividamento em 5,6 mil milhões de euros desde o fim de 2012. Os dados foram avançados ontem pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.
O crescimento registado na dívida pública entre 1 de Janeiro deste ano e o final de Fevereiro aponta, assim, para uma subida média de 97,8 mil euros por dia no endividamento do país. A 28 de Fevereiro deste ano, Portugal devia 200,194 mil milhões de euros, um valor não consolidado para efeitos de contabilidade nacional, já que inclui também a dívida emitida pelo Estado que está nas mãos de entidades públicas - normalmente não considerada na contabilização feita por Bruxelas e pelas autoridades estatísticas.
Em comparação com o final de Fevereiro do ano passado, Portugal deve agora mais 19,4 mil milhões de euros, uma subida anual de 10,8%. Já se recuarmos até Fevereiro de 2010, conclui-se que a dívida portuguesa saltou desde então 48%, ou mais 65 mil milhões de euros.
DÍVIDA. PREVISÕES FURADAS A evolução da dívida pública é outra das previsões feitas pelo governo e pela troika que estão a sair completamente erradas. Segundo os dados revelados na última semana, Portugal deverá chegar ao final do próximo ano com uma dívida equivalente a 123,7% do produto interno bruto (PIB) e ainda em sentido ascendente, isto quando o programa de ajustamento assinado com a troika apontava que as várias rondas de austeridade que o país ia atravessar iriam resultar numa dívida de 107,6% no final de 2014, e já em sentido descendente.
Segundo os números avançados na semana passada, a dívida este ano deverá até cair ligeiramente face a 2012 - de 123% para 122,4% -, uma evolução que será em muito alimentada pela utilização da verba resultante da venda da ANA - Aeroportos para abater dívida e não o défice do ano passado, como o governo desejava, contrariando as indicações do Eurostat. Já em 2014, a dívida pública voltará a subir, devendo superar os 123,7% do PIB português.
Apesar da forte derrapagem ao nível das previsões para a dívida, este não foi o pior falhanço dos cálculos iniciais. Esse título pertence às estimativas para o desemprego. Segundo a trajectória delineada aquando do Memorando de Entendimento, a austeridade em Portugal iria resultar numa taxa de desemprego de 11,6% em 2014. Agora, e depois de muita austeridade, o desemprego explodiu e será de, pelo menos, 18,5% em 2014.
Notas do Papa Açordas:   Se dúvidas houvessem sobre a capacidade deste desgoverno para vencer a crise, ficaram agora desmascaradas. Passos Coelho e Gaspar apenas estão a aumentar a dívida e a atormentar os cidadãos portugueses... E, já agora, onde está o Presidente da República?

segunda-feira, 18 de março de 2013

CGTP convoca marcha contra o empobrecimento entre 6 e 13 de Abril

-

A CGTP convocou hoje uma "marcha contra o empobrecimento", a decorrer de 6 a 13 de abril "em todos os distritos do continente e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira".
A medida integra a resolução aprovada hoje pela central sindical e foi anunciada pelo secretário-geral, Arménio Carlos, em conferência de imprensa na sede da CGTP, em Lisboa.
A central pede ainda um "grande empenhamento na organização e preparação" das comemorações do 25 de Abril e do dia 1 de maio, "fazendo também destas iniciativas grandiosas jornadas de luta nacionais contra a política de direita e pela demissão do governo PSD/CDS".
Notas do Papa Açordas:  Mais uma iniciativa que merece a atenção dos portugueses que se sentem ".odidos" pelo Passos Coelho, Vitor Gaspar e restantes ladrões... Vou estar presente!

Rescatan 34 inmigrantes a bordo de cuatro pateras

-
Rescatan 34 inmigrantes a bordo de cuatro pateras


Rescatan 34 inmigrantes a bordo de cuatro pateras
Salvamento Marítimo de España ha rescatado a 34 inmigrantes cuando intentaban alcanzar la costas españolas a bordo de cuatro embarcaciones hinchables de playa. Todos los rescatados son varones de origen subsahariano y mayores de edad. (A.Carrasco Ragel / EFE)-(20minutos.es)

Indignación en Chipre

-
Indignación en Chipre


Indignación en Chipre
Un hombre sostiene una pancarta en la que se puede leer "mantened vuestras manos lejos de Chipre" junto a una mujer que sostiene otra en la que se puede leer "Europa es para su gente no para Alemania". El Gobierno chipriota ha decidido aplazar hasta el martes la votación del Parlamento sobre el paquete de medidas del Eurogrupo, que incluye una quita a todos los depósitos privados, informa la cadena de televisión pública RIK. (Filip Singer / EFE)-(20minutos.es)


Inspectores tributários de Aveiro sem papel higiénico por falta de verbas

-

Falta de verbas levou funcionários a pagá-lo do seu bolso
Os inspectores tributários de Aveiro estiveram pelo menos quatro dias sem papel higiénico no serviço. Na segunda-feira, 11 de Março, o apoio administrativo dos Serviços de Inspecção Tributária (SIT) enviou um email para a Direcção de Finanças de Aveiro com a indicação “Urgente” a informar que já não havia “papel higiénico para distribuição”. Dois dias depois, os inspectores voltaram a insistir, lembrando que as casas de banho estavam a ficar sem papel. E só depois tiveram como resposta: “Não foi nem será hoje fornecido (porque não remetido ainda pelos Serviços Centrais), o papel higiénico necessário para abastecimento dos WC’s deste Serviço, conforme comunicação telefónica desta tarde transmitida pelo responsável do sector financeiro e material da Direcção de Finanças de Aveiro.” Ao que o i apurou, foram os próprios funcionários que ao fim de quatro dias tiveram de pagar o papel higiénico do seu bolso.
“Já é frequente haver dificuldade na aquisição de toner e de papel de impressão, que é essencial para o nosso trabalho. Mas foi a primeira vez que se ficou sem verba para papel higiénico”, diz ao Nuno Barroso, presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Inspecção Tributária (APIT). Segundo o sindicalista este é mais um exemplo do “colete de forças a que estão sujeitos os profissionais da Autoridade Tributária”: “Até nas condições mais básicas de trabalho se procuram cortes.”
Nuno Barroso recorda que a inspecção tributária é “a única inspecção do país em que os funcionários utilizam os seus carros particulares para trabalhar”, mas mesmo assim não pára de escapar a cortes: desde Janeiro que as ajudas de custo só são pagas em deslocações superiores a 20 km, por exemplo, ao contrário do que acontecia até então (a partir de 5 km).
Notas do Papa Açordas:  Talvez seja altura dos inspectores tributários pedirem aos utentes dos serviços que levem, pelo menos, um rolo de papel higiénico...

domingo, 17 de março de 2013

Daniel Bessa: “Estamos todos a evitar anunciar a bancarrota”

-
Ex-ministro socialista propõe novo Governo que inclua o PS.

O ex-ministro da Economia Daniel Bessa defendeu neste domingo uma solução governativa que inclua o Partido Socialista, afirmando que esse pode ser um “contributo” para evitar a bancarrota de Portugal.

“O que estou a propor [envolvimento do PS no Governo] parece-me ser um contributo para evitar esse momento de anúncio de bancarrota. Porque há uma coisa que os portugueses têm de saber. É que, se esse momento chegar, será muito pior do que aquilo que vivemos hoje. Quem vende o incumprimento da dívida como uma salvação está também a vender uma ilusão. Ninguém julgue que Portugal sai incólume e sem uma penalização muito maior do que temos hoje se tiver de chegar ao incumprimento assumido”, disse Daniel Bessa no programa Conversas Cruzadas, da Rádio Renascença.

“Estamos todos no país a tentar evitar o momento final do anúncio ao mundo da bancarrota e do incumprimento. Não estou a dizer que estamos em cima desse momento, mas, infelizmente, estamos hoje mais perto do que estávamos há dois meses, estamos mais perto do que estávamos há dois anos. E, portanto, é isso que estamos a tentar evitar”, acrescentou o ex-ministro da Economia num Governo socialista.

Daniel Bessa vê o Verão como o limite para o prazo de validade do actual Governo. “A meio do ano já será muito difícil lidar com uma execução orçamental muito negativa. O que assistimos é que, mais cedo do que eu próprio admitia, há aqui a confissão de uma dificuldade”, disse o presidente do Cotec, uma associação empresarial para a inovação. “Portanto, não acho que este Governo vá cair na rua. Vai cair pelo reconhecimento interno, a que não poderá deixar de chegar, da necessidade de ajuda e de que essa ajuda exige outra solução governativa.”

Daniel Bessa defende que a formação de um novo Governo “não é nenhum passe de mágica, não vai resolver nenhum problema só por si”: “Mas acho que melhora um pouco as condições do exercício da actividade governativa.”

Notas do Papa Açordas: Concordo com Daniel Bessa: cada dia estamos mais perto da bancarrota graças à política desastrada deste desgoverno!...

Aniversario del destructor 'Belfast'

-
Aniversario del destructor 'Belfast'


Aniversario del destructor 'Belfast'
Vista del destructor Belfast, reliquia de la Segunda Guerra Mundial varada permanentemente en el Támesis, durante la ceremonia de celebración de su 75 aniversario, en Londres, Reino Unido. (Facundo Arrizabalaga / EFE)-(20minutos.es)

Uma colossal crise política

-

"Restasse um pingo de bom senso, sobrasse uma réstia de vergonha, tivesse ainda o mínimo de respeito pelos cidadãos e Vítor Gaspar não hesitaria um segundo: após a conferência de imprensa de sexta-feira, dirigia-se a São Bento e entregaria a sua carta de demissão ao primeiro-ministro.
Por esta altura, não há português que desconheça a dimensão da incompetência do ministro das Finanças. E não era preciso mais aquela conferência de imprensa: a lista dos erros, das fantasias, dos mais patéticos disparates não cabe neste jornal. Ninguém desconhece a evidente incapacidade do ministro.
No ano passado, foram três orçamentos rectificativos e previsões completamente ao lado. Este ano, em três meses, já se corrigiram todas as previsões duas vezes, quando não havia uma alma que soubesse somar que já não soubesse que os números orçamentados eram absolutamente irreais.
Mas os truques de fraco artista de Gaspar chegam a ofender: há um mês, dizia-nos que a recessão ia passar de 1% para 2%, mais um ponto, perceberam? Pois, o dobro (claro está que anteontem disse que vai ser 2,3% e, como é claro, daqui a umas semanas este número vai piorar) . Sexta-feira, não contente com o cenário que estava a descrever, resolveu voltar a querer aldrabar. Afinal não há um número para o défice para 2012, há três. Quem quiser que escolha o seu. Temos 4,9%, 6% e 6,6%. Pronto, é mesmo 6,6% (alguém se recorda dos insultos aos "profetas da desgraça" que diziam que o número seria aproximadamente deste valor?), mas se mexermos na folha de cálculo e dermos uma pancadinha no computador podemos até ter outros números.
Pensávamos nós que no mundo dos superempreendedores, da gente pouco piegas, dos autênticos novos homens deste extraordinário novo mundo houvesse um bocadinho de exigência, um bocadinho de responsabilidade. Ou seja, não houvesse lugar para incompetentes, não houvesse lugar para quem falha de forma tão clamorosa. O facto é que Gaspar como director financeiro duma PME não durava dois meses.
Mas, convenhamos, é Gaspar o maior culpado? Obviamente que face aos resultados das suas acções não poderia ficar nem mais um segundo no Governo, mas foi ele quem disse que mesmo que não estivéssemos sujeitos a este memorando de entendimento o iríamos aplicar? Foi ele que disse que se devia ir para além da troika? É ele o maior responsável por uma política que o melhor horizonte que tem para nos apresentar é um desemprego de 18% para 2016?
Foi ele quem definiu uma meta que consiste em destruir uma inteira geração através duma austeridade sem perspectivas? Foi ele quem definiu uma política, que agora não há ninguém que não saiba, provocou que todos os sacrifícios, todos os cortes, todas as desgraças provocadas tivessem sido em vão? Foi Gaspar que condenou os nossos filhos, sobrinhos e amigos a emigrar definitivamente pois o País nada lhes terá para oferecer nas próximas décadas?
Não, não foi ele. Foi o primeiro-ministro. E existisse sentido de Estado, conhecesse Passos Coelho o verdadeiro estado do País, entendesse a enormidade das suas opções e o primeiro-ministro pediria uma audiência ao Presidente da República e faria também o evidente: apresentaria a sua imediata demissão.
A dimensão da tragédia que nos foi apresentada é demasiado brutal para que tudo fique na mesma. Nós já a conhecíamos, mas pela primeira vez o Governo deu a entender que finalmente tinha percebido. Convenhamos, era, aliás, impossível, desta vez, não perceber: os números, sobretudo os do desemprego, são demasiado estridentes.
Falhou, falhou tudo. O fracasso é completo e total. Um Governo que precisa de aqui chegar para perceber que errou não pode permanecer em funções. Um Governo que foi o primeiro agente de destruição duma geração, dum tecido económico, de ter criado uma situação social insustentável, um nível de desemprego que destrói uma comunidade, não pode agora vir dizer que vai mudar (nem essa intenção tem, claro está). Um Governo que espalhou e aplaudiu todo o napalm económico e social que vinha da Europa não tem a mais pequena capacidade de negociar uma outra política.
Pois, ai meu Deus, uma crise política. Mas há maior crise política do que manter em funções um Governo que pelas suas próprias decisões políticas nos trouxe até aqui? Há maior crise política do que manter um Governo que ainda pensa que este caminho é o certo? Manter tudo como está, essa, sim, será uma colossal crise política. (Pedro Marques Lopes - DN)"

sexta-feira, 15 de março de 2013

Cinco minutos sin gravedad por 5.980 euros

-
Cinco minutos sin gravedad por 5.980 euros


Cinco minutos sin gravedad por 5.980 euros
El avión A300 ZERO-G espera a sus primeros pasajeros comerciale en la pista del aeropuerto Bordeaux-Mérignac en Francia. El Centro Nacional de Estudios Espaciales (CNES) y una empresa privada presentó a finales del año pasado una oferta de vuelos parabólicos en los que, durante cinco minutos se podrá sentir la ausencia de la gravedad y cuyo precio asciende a 5.980 euros. (Caroline Blumberg / EFE)-(20minutos.es)

Hallan 13 cuerpos de la época de la peste negra en Londres

-
Hallan 13 cuerpos de la época de la peste negra en Londres


Hallan 13 cuerpos de la época de la peste negra en Londres
Las excavaciones de un proyecto ferroviario han posibilitado el hallazgo en Londres de restos de trece cuerpos y cerámicas que datan de mediados del siglo XIV y que parecen pertenecer a la época de la Peste Negra, informa la BBC. (Crossrails Handout / EFE)-(20minutos.es)