segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Serviços públicos: com a nova PIDE...

-
Segurança: Até ao final do ano deverão ser celebrados mais acordos
Serviços públicos vão ter espiões
-
Os serviços secretos estão a celebrar protocolos com os organismos públicos com vista à colocação de agentes do Serviço de Informações da República (SIS) e do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) com identidade codificada em instituições do Estado. A iniciativa está mesmo a ser acompanhada pelo Conselho de Fiscalização do SIRP (CFSIRP), como consta do parecer daquele órgão onde são apresentados os objectivos a que “dará especial atenção” em 2009.
-
Ontem, fonte conhecedora do processo deixou claro ao CM que 'alguns protocolos [com organismos públicos] já estão feitos, outros estão a avançar devagarinho e outros estão mais difíceis de conseguir', um sinal de que esta iniciativa, apesar de prevista na lei orgânica do SIRP, do SIS e do SIED, está a suscitar resistência entre alguns responsáveis da Administração Pública. Mesmo assim, até ao final deste ano, 'é possível que haja um incremento nesses protocolos', admite a mesma fonte.
-
Com a concretização destes protocolos, 'os Serviços [SIS e SIED] podem colocar, eventualmente, agentes em ministérios como a Administração Interna, os Negócios Estrangeiros e as Finanças, estratégicos para o combate à criminalidade organizada e crime financeiro', precisa um outro responsável conhecedor do meio. Que remata: 'Faz todo o sentido, isso é feito em todo o sítio, nós não descobrimos a pólvora'.
-
Para já, o CFSIRP, presidido pelo deputado socialista Marques Júnior, promete prestar 'especial atenção' à celebração destes protocolos, para evitar eventuais abusos.
-
Notas do Papa Açordas: Os novos pides vêm pela mão de José Sócrates, coisa que não nos admira mesmo nada... É triste que, 35 anos após o 25 de Abril, um sujeito que se diz socialista, queira implementar a nova PIDE nas repartições públicas... Chega!... Não aguento mais...
-

3 comentários:

Pata Negra disse...

'Faz todo o sentido, isso já era feito nos anos 50, nós não descuramos os ensinamentos dos nossos antepassados' - foi isto que ele disse?! É isso que eu entendo e não se esquivam de fazer publicidade porque sabem que ela cria o medo!
Como é possível que tenhamos caíado nas mãos desta corja e que esta corja molde e contorne a democracia à medida dos seus interesses!
Um abraço e a luta continua

Anónimo disse...

Já se sabia que alguns "lacaios" se prestavam a este serviço....só que agora querem profissionais, mais metodicos mais organizados e pior que tudo numa "democracia" onde a ignorancia dá votos.Imaginemos o que o medo fará.
Salazarismo travestido.

Anónimo disse...

Deixemo-nos de coisas, o SIS faz muita falta sim senhor. Se pesquisarem no Google Maps street vew o endereço rua Castilho 45 em Lisboa, que é a sede do IFAP, verão que à porta, no lugar destinado à Presidente, ex do gabinete de Jaime Silva, está um jeep, verdinho da cor do antigo ifadap, ou do gasóleo que o move? Quem é que o pôs lá? Jaime Silva não foi de certeza. Então e faz ou não faz falta um detective para resolver esta dúvida? Ora essa...