segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Trapalhadas - Até nos incêndios...

-
Fogos
Dados nacionais e europeus sobre grandes incêndios em Portugal não coincidem

-
De Janeiro a 15 de Agosto houve 31 "grandes incêndios" em Portugal, segundo a Autoridade Florestal Nacional (AFN), enquanto o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais registou 54. Vários fogos detectados pelo sistema europeu não constam nos relatórios nacionais, mas também há incêndios que só a AFN contabiliza.
-
Segundo os dados divulgados pelo Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS, na sigla em inglês), na sua página na Internet, que monitoriza os incêndios na Europa através de um sistema de satélite, houve 54 fogos com área ardida superior a 100 hectares de Janeiro a 15 de Agosto de 2009 em Portugal.
-
No entanto, o relatório provisório divulgado na semana passada pela AFN, entidade sob tutela do ministério da Agricultura, refere que "registaram-se 31 ocorrências enquadráveis" em "grandes incêndios" ["consideram-se grandes incêndios aqueles cuja área total afectada é igual ou superior a 100 hectares"] em Portugal, de 1 de Janeiro a 15 de Agosto de 2009, que resultaram numa área ardida total de 9208 hectares.
-
Os dados das duas entidades não coincidem, havendo vários incêndios detectados pelo sistema europeu que os relatórios referentes a este ano da AFN não mencionam. Mas também acontece o contrário: há grandes incêndios referidos pela AFN que não constam das listas do EFFIS.
-
Notas do Papa Açordas: O governo do sr.Sócrates sempre trabalhou as estatísticas de forma a receber mais subsídios comunitários... Quando lhe convém, aumenta-os, ou vice-versa... mas, quanto aos incêndios, está lixado pois os satélitos descobrem a marosca...
-

Sem comentários: