sábado, 8 de agosto de 2009

Morreu o actor e humorista Raul Solnado

-
O actor Raul Solnado morreu hoje, sábado, às 10:50, na sequência da evolução de um quadro clinico Cardio-Vascular grave. O humorista tinha 79 anos.
-
A informação foi divulgada pelo hospital de Santa Maria, em Lisboa.
-
Raul Augusto Almeida Solnado, nasceu a 19 de Outubro de 1929, foi humorista, apresentador de televisão e actor.
-
Até à sua morte foi director da Casa do Artista, sociedade de apoio aos artistas situada em Carnide, Lisboa, que fundou juntamente com Armando Cortez, entre outros.
-
Solnado começou a trabalhar em 1947 no teatro amador, na Guilherme Cossul - uma colectividade que nunca esqueceu. Em 1952 estreou-se "profissionalmente" num show no Maxime e a partir daí não mais parou: opereta, revista, teatro clássico, cinema, televisão. Fazendo rir e pensar.
-
O grande salto deu-se na década de 60: o monólogo "A Guerra de 1908", estreado em Outubro de 1961, cedo passou a ser a guerra do Solnado.
-
Oito anos mais tarde, em 1969, com Carlos Cruz e Fialho Gouveia apresentou na RTP um programa inovador que se tornou um marco na programação televisiva: o "Zip-Zip". Na década de 60 criou de raiz e dirigiu o teatro Villaret.
-
Notas do Papa Açordas: Morreu um dos maiores humoristas de sempre: RAUL SOLNADO. O Papa Açordas presta-lhe singela homenagem e envia um abraço de condolências à família.
-

1 comentário:

Nocturna disse...

Saber que o Raul Solnado nos deixou, é perder algo que fazia parte de nós.
Habituada a admirá-lo desde a infância, sinto-me hoje,bastante mais só.O seu trabalho revolucionou o humor em Portugal.
E fazia parte de excelente trio do inesquecível "ZIP ZIP"
Onde quer que estejas um grande abraço Raul, estarás sempre entre nós.