quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sindicato pede fiscalização da constitucionalidade das equivalências extra-académicas

-
O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) pediu ao procurador-geral da República (PGR) que solicite ao Tribunal Constitucional a fiscalização das normas que permitem conceder “equivalências extra-académicas”.


Em comunicado, o SNESup refere que solicitou ao procurador-geral da República, Pinto Monteiro, que “promova a fiscalização da constitucionalidade” das normas contidas no artigo 45.º (Creditação) do decreto-lei 74/2006, de 24 de Março, sobre o processo de Bolonha, e que “permitem a concessão de equivalências extra-académicas”. 

Esta decisão do sindicato apoia-se na posição exposta pelo constitucionalista Jorge Miranda no artigo “A inconstitucionalidade das equivalências extra-académicas”, publicada no PÚBLICO de dia 19 de Julho. No artigo, Jorge Miranda defende que aquelas normas que permitem as equivalências extra-académicas “devem considerar-se inconstitucionais”, por violação do princípio da igualdade consagrado na Constituição. 

O SNESup tem vindo a denunciar “a multiplicação de regulamentos não balizados por orientações legais, os quais no caso das chamadas equivalências extra-académicas vêm sendo criticados por muitos professores, inclusive em artigos de opinião”. Para o sindicato, estas situações “não ajudam à melhoria e credibilização do Ensino Superior, das suas instituições, sejam elas públicas ou privadas, e das condições de docentes e alunos”. 

Esta polémica foi suscitada pelo caso da licenciatura de Miguel Relvas devido ao número de equivalências que obteve na Universidade Lusófona. De acordo com o processo do aluno que a Lusófona disponibilizou para consulta, foram atribuídos 160 créditos a Miguel Relvas no ano lectivo 2006/07, pelo que apenas teve de fazer quatro das 36 cadeiras no curso de Ciência Política e Relações Internacionais.

Notas do Papa Açordas: Não creio que o sr.Pinto Monteiro satisfaça o pedido do SNESup. Geralmente, os políticos são protegidos pelo PGR e Supremo... Veja-se o que aconteceu com Sócrates... Levaram-no ao colo, literalmente!!!...

Sem comentários: