segunda-feira, 16 de julho de 2012

O fabuloso futebol espanhol vive a crédito e está falido com dívidas ao fisco

-

O governo de Madrid estima em 752 milhões de euros as dívidas dos clubes às Finanças
Quase 753 milhões de euros de dívidas ao fisco é o montante da conta calada do futebol espanhol, sem incluir dívidas pendentes à Segurança Social. Nos últimos quatro anos essa dívida cresceu 150 milhões de euros, segundo estimativas do governo.
Mas o economista e autor do blogue EurosyBalones, Luis Carlos Sánchez, disse ao i que a situação é muito pior porque “os clubes da primeira divisão da Liga de Futebol Profissional (LFP) terminaram a última época com uma dívida total acumulada de 3,5 mil milhões de euros”. Este montante confere-lhe o título da liga mais endividada do planeta, e, contudo, o futebol espanhol continua a dar cartas na Europa e a deslumbrar o mundo.
O jornal francês “Le Figaro” vai mais longe e diz que a dívida ascende a seis mil milhões de euros para a totalidade das equipas profissionais. A publicação adianta que num universo de 23 clubes europeus em cessação de pagamentos, 22 são espanhóis.
Contudo, no meio da crise que grassa em Espanha, Barcelona e Real Madrid continuam a fazer e manter contratações milionárias (a crédito) ao passo que a maior parte dos restantes clubes da LFP agoniza e atravessa um mau momento financeiro, à semelhança de milhares de empresas comuns.
O professor de economia da Universidade de Barcelona e autor de um estudo financeiro sobre a situação económica da Liga espanhola, José Maria de Liébana, considera que o montante reclamado pelas Finanças aos clubes espanhóis em 2011 não o espanta: “Não me surpreende a quantidade de dinheiro que os clubes de futebol devem.”
Notas do Papa Açordas: E em Portugal? Qual será a dívida dos clubes que disputam a liga principal? 

Sem comentários: