quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pessimismo dispara em Portugal

-
Maioria dos portugueses acha que situação do país vai piorar já nem na União Europeia confiamos
-
Mais de 50% dos portugueses inquiridos no Eurobarómetro de Primavera da Comissão Europeia acredita que nos próximos 12 meses a situação económica do país vai piorar, sendo que 57% dos ouvidos aponta mesmo para um aumento do desemprego no mesmo período. Estes valores contrastam com o maior optimismo na Europa em geral, onde, e em média, apenas 36% dos europeus acreditam que o seu país vai piorar.
-
Os valores hoje divulgados apontam ainda para um crescimento de 23 pontos no total de inquiridos portugueses que, no Outono de 2009, achava que a situação económica ia piorar no futuro. Na altura apenas 32% dos portugueses antecipava um mau futuro nos 12 meses seguintes.
-
Os portugueses olham também com cada vez mais desconfiança para a União Europeia, com 21% a identificar a pertença à UE como algo negativo, uma subida de seis pontos face ao inquérito de 2009. Sobre os benefícios, ou a falta deles, de pertencer à União, 34% dos inquiridos em Portugal referiu não identificar qualquer vantagem, uma subida de 13 pontos face ao último Eurobarómetro.
-
A falta de confiança nas instituições europeias também ganhou terreno em Portugal. Apesar de 45% dos inquiridos ter confiança na UE, este valor implica uma quebra de 17 pontos percentuais nos inquiridos que diziam confiar na mesma em Outono de 2009. Esta descida significa aliás, que já há mais portugueses (47%) a não confiar em Bruxelas do que o contrário.
-
Notas do Papa Açordas: Quem pode estar optimista com o péssimo governo que temos? Um governo que não governa e, quando o tenta fazer, só faz asneiras...
-

Sem comentários: