sábado, 7 de agosto de 2010

Número de gestores públicos cresceu 19% desde 2007

-
Crescimento é em parte explicado pela transformação de hospitais em empresas, mas também foram criadas novas sociedades
-
O número de empresas públicas cresceu 20% nos últimos três anos, o que corresponde a mais 16 novas entidades, entre sociedades anónimas e entidades públicas empresariais. Mais significativa foi a subida no número de gestores. Entre 2007 e 2009, os administradores públicos passaram de 377 para 448, o que representa mais 71 administradores ou um aumento de 19% em três anos.
-
Consequentemente, os encargos com as remunerações destes gestores saltaram de 26,8 milhões de euros em 2007 para 32 milhões de euros o ano passado, uma subida de 19,4%, no entanto acompanhada de uma redução do valor médio pago por administração, de 349 mil euros/ano para 344 mil euros.
-
Estes dados constam dos últimos dois relatórios de governo de sociedade das empresas públicas divulgados pelo Ministério das Finanças.
-
Parte importante da expansão do sector empresarial é explicada pela transformação em empresas públicas da maioria dos hospitais, um movimento que se iniciou com o governo PSD/CDS e foi continuado pelos executivos de José Sócrates. Só que também é preciso considerar que houve concentração de hospitais em novos grupos, o que contrabalançou esta tendência.
-
Nos últimos três anos foram também criadas novas empresas públicas em vários sectores. Parque Escolar, Frente Tejo, Arco Ribeirinho Sul, EMA (meios aéreos), SIEV (matrícula electrónica), Agência Nacional de Compras, várias sociedades Polis e as empresas de cultura - OPART (Teatro de São Carlos e Companhia de Bailado) e Teatro Nacional de São João - são as principais novas sociedades.
-
Notas do Papa Açordas: Ah, grande Sócrates!... O país na bancarrota, e continua a criar tachos para o seus boys... Não podemos continuar a permitir tal escandaleira...
-

Sem comentários: