sábado, 28 de agosto de 2010

Juntas de Freguesia criticam falta de verbas para ordenados

-
Verba do OE é insuficiente para presidentes em regime de permanência. Governo está a resolver a situação e fala em "desonestidade política"
-
Os mais de 400 presidentes de Junta de Freguesia que ocupam o cargo em regime de permanência ainda não receberam qualquer ordenado em 2010. A denúncia foi feita ontem pelo presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Armando Vieira, esclarecendo, em declarações à agência Lusa, que as verbas em causa "ainda não foram pagas, embora tenham sido aprovadas pela Assembleia da República". Contactado pelo i, o secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, duvida da inexistência de remunerações para estes presidentes de junta nos últimos oito meses: "Não estou convencido que não receberam os salários", diz, invocando a possibilidade de serem remunerados através dos orçamentos das freguesias atribuídos pela lei das finanças locais.
-
A ausência de pagamento denunciada pela ANAFRE foi justificada pela secretaria de Estado da Administração Local, em comunicado, com a exiguidade das verbas previstas no Orçamento do Estado de 2010 (OE) para a remuneração destes autarcas: está contemplado um total de 5,1 milhões de euros quando, segundo as contas da secretaria serão necessários perto de 8 milhões de euros para fazer todos os pagamentos devidos. José Junqueiro, disse ao i que "até ao momento, já foram pedidos na direcção-geral 6 milhões de euros" para pagamento destes ordenados.
-
No esclarecimento feito ontem, a secretaria de Estado, recorda que os 5,1 milhões de euros surgiram na sequência de uma exigência dos partidos da oposição durante a discussão e aprovação do OE, onde foi decidido alterar o modelo de transferência de fundos até então em vigor: deixou de ser o Fundo de Financiamento das Freguesias a assegurar a transferência das verbas necessárias ao pagamento dos ordenados dos presidentes de junta de freguesia, passando esses montantes a ser suportados pelo OE.
-
Notas do Papa Açordas: E porque é que o sr. José Sócrates não paga já alguns meses com esses 5,1 milhões, que diz possuir? É mesmo desculpa de mau pagador, pois não é necessário pagar todo o dinheiro de uma só vez...
-

1 comentário:

Anónimo disse...

Em minha opinião, o Presidente recebe cerca de 1543 euros mensais,logo os restantes membros das juntas,deviam receber de acordo com o método usado para outros cargos políticos,ou seja;receberiam em percentagens como os demais.Por que não faz sentido o presidente receber tempo inteiro,quando defacto, nenhum presidente trabalha a tempo inteiro.No entanto é necessário todo o executivo todo o trabalho das juntas,aprovar por maioria dos seus membros.Logo não faz sentido receberem a tempo inteiro.Ou recebem todos ou não recebe nimguém.