terça-feira, 6 de abril de 2010

Ourives em tribunal por ter morto ladrão

-
Trofa: Ourivesaria continua fechada desde o assalto, em 2 de Julho de 2009
Ourives em tribunal por ter morto ladrão
-
"É uma injustiça o que lhe estão a fazer. Deviam era dar--lhe um louvor por ter tentado defender o que era dele". A opinião é de Manuel Carvalho, um antigo cliente da ourivesaria Vilaça, em S. Romão de Coronado, na Trofa, que foi assaltada em Julho do ano passado por um grupo de quatro homens armados. O ourives começa hoje a ser julgado pela morte de um dos assaltantes.
-
O comerciante, Fernando Vilaça, senta-se no banco dos réus no Tribunal de Santo Tirso e está acusado de "homicídio privilegiado", um crime que é punível com prisão de um a cinco anos. Está prevista na lei para os casos em que o acto surge num estado de "emoção violenta".
-
O assalto aconteceu no dia 2 de Julho de 2009, quando quatro jovens entraram na ourivesaria Vilaça, partiram as montras e roubaram vários artigos em ouro. Tresloucado, o ourives pegou numa caçadeira e atingiu um dos ladrões, que tinha disparado contra si. O jovem de 18 anos acabou por morrer à porta de casa, em Rio Tinto, onde foi deixado depois do assalto.
-
Manuel não assistiu aos acontecimentos de Julho de 2009, mas é da opinião que o ourives "devia ser um exemplo". "Talvez assim os ladrões pensassem duas vezes antes de entrar por aí a roubar", afirma.
-
O início do julgamento é tema de conversa na freguesia. "É a justiça que temos. Um homem sério e trabalhador vai ser julgado por não querer que lhe roubassem o que era dele", considerou.
-
Os antigos clientes de Fernando Vilaça lamentam que o ourives não tenha voltado ao negócio e lembram que o empresário "ficou muito abalado com tudo o que aconteceu" e que não voltou a abrir a loja "com medo do que lhe pode vir a acontecer". Desde o assalto, é seguido por um psiquiatra.
-
Notas do Papa Açordas: Incrível! Só em Portugal!... Segundo a notícia, o ladrão, depois de ferido e a sangrar muito, ainda continuou com a onda de assaltos. Os outros ladrões, também podiam ser acusados de falta de auxílio... Fernando Vilaça merece sim, ser condecorado no Dia de Portugal, por contribuir para a eliminação dos criminosos e assassinos...
-

4 comentários:

Anónimo disse...

Conceda-se uma Comenda ao homem!
Este homem, afinal, fez o que muita gente deseja: matar o ladrão!...
Pica Pau

Anónimo disse...

Matar ladrao?
Era jovem , tinha 17 anos .
Se o ourives queria defender o que era dele ativa para alugures.. Tipo as pernas.

Please minha gente, o Carlos era uma criança e so fez aquilo para ter o que comer em casa!

Anónimo disse...

Ladrão?!
Ladrão é para matar e enterrar de pé, para ocupar menos espaço...
Justiceiro

Anónimo disse...

Eu era vizinha do carlos e do irmao dele fabio que fugiu mas que agora esta preso e eles podiam roubar e eu e claro que nao acho correto mas se voces os conhecessem iam ter uma opniao diferente deles. O fabio principalmente era meu amigo e aqui no bairro a assim gente meia maluca e ele protegia me. Uma vez em 2006 tinha eu seis anos e tinha estado internada no hospital e quando vim para casa a minha mae contou a mae do fabio e do carlos que eu gostava de ter um gato e o fabio deu me um e hoje ainda o tenho. Eles eram super fixes! Acreditem gente! E alias, pelo que a mae do carlos contou eles tinham ideias de assaltar a ouriversaria porque o carlos queria casar ou noivar e precisava de uma alianca so que nao tinha dinheiro entao eles dissidiram fazer o assalto mas a ideia deles era so levar as armas para assustar e para nao ferir ninguem. Quando recebi a noticia fiquei muito triste e fui ate ao funeral do carlos e quando eles abriram o caixao eu vi a cara dele foi muito triste