segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ensino Superior: Saúda a chegada das Novas Oportunidades!...

-
Contrato de confiança assinado hoje
Acordo no ensino superior aponta para qualificação de 100 mil activos em quatro anos
-
O acordo entre o Governo e as universidades e politécnicos pretende qualificar com ensino superior mais de 100 mil activos, em quatro anos, aumentando uma percentagem que é baixa, a nível internacional, afirmou hoje o reitor da Universidade Aberta.
-
Carlos Reis avançou à agência Lusa que o contrato de confiança, que hoje será assinado, especifica objectivos relacionados com "o aumento da percentagem de portugueses com formação superior" e reconhece que "o ensino superior à distância é o caminho para que, em grande parte, se consiga esta meta tão ambiciosa".
-
O acordo quantifica "a meta de qualificar com formação superior mais de 100 mil activos ao longo de quatro anos da legislatura", referiu.
-
Segundo este responsável, em Portugal, "a população activa que tem qualificações superiores é inferior a 15 por cento, é baixa no contexto internacional", considerando que "27 por cento é a média da OCDE".
-
Este contrato de confiança no ensino superior para o futuro de Portugal estava inscrito no programa do Governo e "procura concretizar uma outra atmosfera de relacionamento entre o poder político e as universidades".
-
A aprendizagem ao longo da vida permite certificar competências já adquiridas na profissão desenvolvida pela pessoa e, a partir dessa creditação de competências, completar em termos de formação superior.
-
Notas do Papa Açordas: O que se passa com o ensino em Portugal, é uma vergonha. Agora, chegou ao ensino superior a vergonha das Novas Oportunidades(NO)... Sócrates, depois de tirar indecentemente verbas às universidades, vem agora oferecer alguns milhões para as Novas Oportunidades do Ensino Superior... Faz-me lembrar uma amiga que, depois de tirar o 12º ano nas NO, lhe perguntei: Vai concorrer à Universidade?... Ela, muito espantada, respondeu-me:"Alguma vez, eu mal sei ler e escrever"...
-
-

2 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

Olha...acho que vou aproveitar!

Quint disse...

Se a coisa está assim, e se não cobrarem couro e cabelo em propinas, vou-me atirar a mais dois cursos. No mínimo!