terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Bolseiros "exigem" vínculo...

-
Bolseiros apelam ao Parlamento por novo estatuto que os tire da “precariedade”
-
A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) foi hoje apelar à Assembleia da República para que aprove um novo estatuto do bolseiro e, dessa forma, acabe com a situação de “precariedade” que afecta cerca de dez mil bolseiros.
-
Em declarações à agência Lusa, um dos dirigentes da ABIC explicou que o motivo da audiência na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência foi realçar perante os deputados que os bolseiros de investigação científica “têm um estatuto que não lhes consagra o carácter jurídico de trabalhador”.
-
“Não sendo considerados como trabalhadores, não têm acesso ao regime geral da Segurança Social e travam-se com um conjunto de problemas como a falta do subsídio de desemprego, as reais perspectivas de emprego, e durante o período por vezes muito longo de 10, 12 anos, terem condições de grande precariedade”, explicou André Levy.
-
Nesse sentido, perante os deputados da comissão, deixaram o apelo para que ainda durante a actual legislatura seja aprovado um novo estatuto de bolseiro.
-
“De tal forma que as bolsas sejam aplicadas apenas a períodos de formação de carácter limitado no tempo e que os actuais bolseiros que estão a realizar trabalho científico possam ser efectivamente contratados como outros trabalhadores científicos”, exigiram.
-
Notas do Papa Açordas: Muitas vezes, são pessoas que cumprem um horário, picam ponto de entrada e saída, ou seja, são funcionários normais camuflados por um recibo verde... é tempo de acabar com esta VERGONHA!...
-

1 comentário:

Pata Negra disse...

Não são trabalhadores! Quem me dera ser bolseiro!
- Não sou eu que penso!...
Um abraço sem açorda