terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DECO - 60% das famílias portuguesas com dificuldades em pagar despesas de saúde

-
Inquérito da Deco
Seis em cada dez famílias portuguesas sentiram dificuldade em pagar despesas de saúde

-
Seis em cada dez famílias sentiram dificuldade em seguir tratamen­tos médicos devido a problemas financeiros durante o ano passado, revela um inquérito da Deco-Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor a 1639 famílias portuguesas.
-
Quase metade daqueles agregados foi obrigado a adiar uma terapia, um quin­to interrompeu-a e outros tantos nem ponderaram iniciá-la, por impossibilidade de pagar. Nas últimas condições estão 650 mil famílias (cerca de 40 por cento dos inquiridos), segundo estimativas da associação divulgados na revista Teste Saúde.
-
Os lares com baixos rendimentos, os que incluem apenas um adulto e crianças menores e os que integram doentes crónicos são os que manifestam mais problemas em suportar os custos.
-
Um quinto já se endividou para despesas de saúde e 15 por cento fizeram-no no último ano. Cada agregado pediu, em média, 1100 euros, sobretudo, a familiares. Quatro em cada dez revelaram muitas dificuldades em liquidar a dívida.
-
Grande parte dos créditos destinou-se a serviços de saúde privados, muitos deles, também existentes no Serviço Nacional de Saúde. Mas as longas listas de espera determinaram a decisão pelo privado, conclui a Teste Saúde.
-
Notas do Papa Açordas: É de lamentar que, passados 36 anos após o 25 de Abril, ainda nos confrontemos com estes dados, lamentáveis a todos os títulos. Claro que o sr.Pinto de Sousa terá outros dados, até porque vive no Portugal Cor de Rosa... ou será Arco-Íris?...
-

3 comentários:

GMaciel disse...

Entretanto, o riquíssimo Estado português vai emprestar - via FMI - à paupérrima Angola 140 milhões de Euros para que aquela consiga fazer face ao descalabro da sua dívida externa.

Antecipo o meu pedido de desculpas porque só posso dizer: a real pata que os pôs (para não usar o vernáculo passível de censura).

Compadre Alentejano disse...

淑琴

謝謝你看到了教皇Açordas。
當你知道你的正常的博客
Compadre Alentejano

Quint disse...

Nós vamos emprestar dinheiro a Angola?
Ó Compadre, o amigo desculpe mas isto é caso para um sonoro p ... q... p ....!!!!!
Quanto à Saúde, eles bem nos tratam dela ... e de todas as maneiras e feitios.