segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Enfermeiros: em greve por uma carreira digna

-
Enfermeiros devem anunciar hoje três dias de greve
-
Os Sindicatos dos Enfermeiros devem anunciar hoje três dias de greve e acusam o Governo de “insensatez” na negociação da carreira de enfermagem ao apresentar grelhas salariais e transições “humilhantes e inqualificáveis”.
-
Os sindicatos consideram que a nova proposta de projecto de diploma, entregue pelo Ministério da Saúde na reunião negocial de sexta-feira, é “humilhante” porque pretende diminuir o valor de ingresso da profissão, dos actuais 1020 euros para 995 euros, durante os próximos quatro anos.
-
“Continuam a impor a regra geral de transição para a futura carreira, ou seja, a regra de não haver revalorização salarial. Esta posição para com os enfermeiros já está a provocar uma onda de revolta entre os enfermeiros em todo o país”, divulga a comissão negociadora sindical dos enfermeiros, em comunicado.
-
O documento lembra que a primeira reunião decorreu a 7 de Setembro, tendo o ministério apresentado na altura uma proposta melhor. “Demonstrando uma verdadeira falta de respeito pelo processo negocial, pelos enfermeiros e pela profissão de enfermagem, a ministra da saúde apresenta agora uma proposta pior”, sublinha. Num outro comunicado, os sindicatos frisam ainda que “o topo da Categoria de Enfermeiro fica mais longe do topo da Carreira Técnica Superior”.
-
Notas do Papa Açordas: Nunca um governo desvalorizou tanto a carreira dos enfermeiros... Há que ter determinação e firmeza... Têm o exemplo dos professores... Força!
-

Sem comentários: