segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Saúde: STE acusa Governo de querer "acabar" com a ADSE

-
O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) acusou hoje o Governo de querer acabar com a ADSE ao impor aos funcionários públicos um aumento de um ponto percentual, de 2,5% para 3,5%, nos descontos para este subsistema de saúde.

"O Governo quer acabar com o subsistema da ADSE, não explica o que vai acontecer a seguir, mas está na linha ideológica do Governo acabar com este subsistema, retirando aquilo que é o Estado Social. Provavelmente, as alterações acontecerão também no Serviço Nacional de Saúde (SNS), é o que irá acontecer", disse a presidente do STE, Maria Helena Rodrigues.

A dirigente sindical falava aos jornalistas após uma reunião de cerca de duas horas com o secretário de Estado da Administração Pública, José Leite Martins.

As principais estruturas sindicais da administração pública reúnem-se hoje com o secretário de Estado da Administração Pública para discutir o aumento de 2,5% para 3,5% dos descontos para os subsistemas de saúde dos funcionários públicos.

"Este aumento é para se concretizar", assegurou a sindicalista, ressalvando no entanto que "os trabalhadores têm agora a hipótese, como já tinham desde 2009, de sair do sistema".

"Até aqui a maioria dos trabalhadores não pediam para sair e hoje pedem que lhes apresentemos um requerimento", disse a presidente do STE.

Maria Helena Rodrigues lamentou igualmente a falta de abertura do sucessor de Hélder Rosalino para negociar com as estruturas sindicais, sendo que o encontro desta manhã "foi de imposição, não foi de negociação".

A sindicalista disse não compreender esta decisão do executivo de aumentar os descontos para este subsistema de saúde, uma vez que "a receita própria da ADSE é superior à despesa com os encargos de saúde, quer no regime convencionado, quer no regime livre".

"Esse é um argumento que não colhe", reforçou, acrescentando que no âmbito do Orçamento do Estado para 2014 haverá uma transferência direta de 60 milhões de euros da ADSE para o SNS.(Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: É o desmantelamento da ADSE. Não podendo roubar noutras rubricas, o desgoverno atira-se à contribuição dos funcionários e aposentados para chegar aos seus tenebrosos objectiivos... Muita razão tem o ditado popular: "Putas ao Poder porque os filhos já lá estão!...


Sem comentários: