sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

CDS: Ribeiro e Castro diz que cortes nas pensões cavam "cisma grisalho"

-
O deputado do CDS-PP Ribeiro e Castro condenou hoje o "cavar" do "cisma grisalho", com os cortes nas pensões, responsabilizando a falta de diálogo político na maioria por decisões que fazem das reformas "o mealheiro do regime".

"Não podemos continuar a cavar este cisma grisalho", declarou José Ribeiro e Castro.

Numa declaração de voto ao Orçamento Retificativo, a que a Lusa teve acesso, o ex-líder centrista ataca os cortes nas pensões que, afirma, "não são o mealheiro do regime".

"Não podemos agir como se, depois da pimenta da Índia, do ouro do Brasil, das reservas de oiro do Dr. Salazar, dos dinheiros da CEE, as pensões de reforma e de viuvez dos regimes contributivos fossem o último tesouro para responder pela prodigalidade pública", considerou.

"Às vezes, ao escutar alguns argumentos, ocorre-me estarmos perante uma ideia implícita de gradual coletivização forçada das contribuições e pensões contributivas", acusou.

Para Ribeiro e Castro "não pode olhar-se para os mais velhos e suas pensões - para que descontaram anos a fio - como se não houvesse direitos constituídos a ter em conta".

"Uma coisa é restabelecer o equilíbrio das finanças públicas e velar pela sustentabilidade do sistema de pensões; outra coisa - errada - é agir sempre a eito sobre aposentados, pensionistas e reformados, fustigando especialmente os das classes médias", defendeu.

Segundo Ribeiro e Castro, "reina o facto consumado", fruto da "impropriedade do processo de decisão política em matérias fundamentais", em que "os deputados da maioria são diminuídos no seu papel, 
não podendo contribuir, devida e atempadamente, para as escolhas fundamentais" e "os órgãos dos partidos ou nem sequer reúnem como deveriam, ou não participam em modo institucional digno".

"A omissão desse dever de diálogo político interno fragiliza as medidas adotadas, torna-as mais difíceis de compreender e explicar e fá-las piores do que poderiam ser, se outras alternativas fossem ponderadas em devido tempo e em sede própria", afirmou. (Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Passos e Portas já não têm mão nos seus apaniguados...Por mais manigâncias que façam já não têm a cobertura total dos seus militantes... RUA!...

1 comentário:

Kruzes Kanhoto disse...

O verdadeiro cisma acontecerá quando já não houver jovens para pagar as reformas dos velhos. O que, pelo caminho que as coisas levam não deve tardar muito.