terça-feira, 9 de outubro de 2012

“Daqui a um ano teremos o mesmo problema que agora”, adverte Augusto Mateus

-
O economista Augusto Mateus diz que, a concretizarem-se as medidas de austeridade anunciadas e se o Governo não corrigir a sua estratégia, daqui a um ano Portugal estará com os mesmos problemas que tem hoje.


“O que está anunciado [para o Orçamento de 2013] significa que, grosso modo, daqui a um ano teremos o mesmo problema que temos agora e que dará aos portugueses uma desesperança total”, lamenta o economista em entrevista à Lusa.

“Estaremos a perceber que, apesar de aumentarmos muito as taxas dos impostos, os impostos arrecadados não vão crescer aquilo que se pensava e, ao não crescerem aquilo que se pensava, vão precipitar em baixa aquilo que é um não cumprimento das metas de défice traçadas”, assegura o professor universitário, que foi ministro da Economia quando António Guterres (do PS) era primeiro-ministro.

O Governo anunciou no dia 3 “um enorme” aumento de impostos, nas palavras do ministro das Finanças, com especial incidência no IRS, com uma redução de escalões de oito para cinco e a criação de uma sobretaxa de 4%. Foram ainda anunciadas mexidas de agravamento no IRC e nos impostos sobre o consumo.

Notas do Papa Açordas:  Mas estes cabeçudos do desgoverno não ligam ao que é dito e aconselhado por alguns professores de economia. Depois, depois só fazem merda...

Sem comentários: