sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Quase um quinto da população vive a mais de uma hora de unidades de radioterapia

-
Cerca de 1,7 milhões de portugueses vivem a mais de uma hora de viagem por estrada de estabelecimentos de saúde com equipamentos de radioterapia. Se ficarem doentes com cancro e necessitarem deste tipo de cuidados, vão perder muito tempo nas deslocações durante os tratamentos que habitualmente se prolongam por várias semanas.


Como se não bastasse, alguns enfrentam uma penalização suplementar: se não estiverem em situação de insuficiência económica e não conseguirem uma declaração de incapacidade superior a 60%, ainda pagam uma taxa moderadora pelo transporte de casa até à unidade de saúde.

Este problema de acesso, destacado num levantamento da situação efectuado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) hoje divulgado, afecta uma parte substancial dos residentes no Alentejo, onde apenas um terço da população se encontra a uma distância inferior a 60 minutos de uma unidade com equipamentos de radioterapia externa (os chamados aceleradores lineares). 

Notas do Papa Açordas:  Ponham-se os políticos no lugar destas pessoas, com os mesmos rendimentos que os locais, e os mesmos acessos à saúde pública... Não aguentavam oito dias...

Sem comentários: