sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Desprotecção social aos desempregados no nível mais alto de sempre

-

Meio milhão de desempregados está sem protecção social há nove meses e, entre os que têm emprego,150 mil ganham salários mensais abaixo dos 310 euros
O número de desempregados sem qualquer protecção social regista o valor mais alto de sempre, atingindo 465 mil pessoas, noticia o Público.
De acordo com o jornal, cerca de meio milhão de desempregados não recebe nenhum apoio do Estado há nove meses, sendo que no segundo trimestre deste ano esse grupo representava mais de metade (56%) do número de desempregados contabilizado pelo INE.
Para esta situação contribuem o aumento contínuo da taxa do desemprego e alteração das políticas de atribuição dos subsídios de desemprego e outros apoios sociais aos que não têm trabalho.
Paralelamente o número de portugueses a auferir ordenados abaixo dos 310 euros aumentou 9,4%.
Segundo o Diário de Notícias, actualmente são 153 mil os portugueses que ganham menos de 310 euros líquidos por mês, ou seja abaixo do limiar de pobreza, situado nos 421 euros mensais. Estes dados, apresentados pelo INE, revelam uma tendência de aumento face ao mesmo período do ano anterior.
À excepção do intervalo de salários entre os 1800 e os 2500 euros, em todos os outros escalões remuneratórios se verifica uma quebra. Porém, é no mais baixo (310 euros/mês) que se regista um crescimento homólogo mais forte.
Notas do Papa Açordas: É o empobrecimento de um país provocado pelo pior governo de sempre!... Oxalá não chegue a acabar o seu mandato!

Sem comentários: