sábado, 17 de março de 2012

Cavaco Silva defende repovoamento agrário do interior do país

-

O presidente da República Cavaco Silva defendeu, este sábado, em Sabrosa, uma estratégia de desenvolvimento e um programa de repovoamento agrário do interior para combater o envelhecimento, o despovoamento e o abandono das terras.

Aníbal Cavaco Silva concluiu uma visita de dois dias a Trás-os-Montes onde, durante os quais foi confrontado com três pequenos protestos, ou melhor, três pedidos de ajuda. Passou por Mesão Frio, Mirandela, Alijó e Sabrosa e abordou temas como educação, saúde, solidariedade social e cultura.

Foi neste concelho duriense que defendeu que tem que haver no país "uma estratégia para a valorização do interior por forma a conseguir combater o envelhecimento das populações, o despovoamento, o abandono das terras e a queda da produção".

Estratégia essa que tem que ter como protagonistas os autarcas e os empreendedores locais, pela proximidade e melhor conhecimento das riquezas e produtos locais. Mas a estes, diz Cavaco, têm que se juntar também os poderes públicos que têm que "conduzir uma política que favoreça a instalação e a permanência das empresas".

"É preciso que os poderes públicos prestem uma atenção particular ao mundo rural", salientou.

Por isso mesmo, o Chefe de Estado defendeu que é também necessário desenvolver um "programa de repovoamento agrário", criando condições para que os jovens sejam atraídos para a agricultura e se instalem como empresários agrícolas.

Notas do Papa Açordas: Como é que se pode desenvolver uma estratégia e um programa de repovoamento agrário do interior, se os políticos, incluindo Cavaco, já reduziram o interior a um deserto, com o encerramento de escolas, postos da GNR, delegações de serviços públicos, urgências, SAP, Centros de Saúde, etc. ... Mais uma vez, o sr. Cavaco perdeu uma boa ocasião de ficar calado... "Cadê" os conselheiros?...

-

Sem comentários: