sábado, 10 de março de 2012

Alemanha diz que Portugal precisará de novo resgate até ao final do ano

-

Portugal sucederá à Grécia nas preocupações com a crise das dívidas soberanas na Europa, refere hoje o jornal alemão Die Welt, citando fontes não identificadas do governo de Berlim a prever que será necessário um segundo resgate ainda este ano.

A restruturação da dívida grega, após o acordo alcançado com os credores privados, dá algum tempo à zona euro para respirar, mas no Outono o risco de bancarrota de países da moeda única em dificuldades financeiras, como a Grécia e Portugal, voltará a agudizar-se, prevê o diário conservador.

Sobretudo se não houver progressos na Grécia, os parceiros europeus poderão "fechar a torneira" a Atenas, o risco de bancarrota regressará, e a crise pode alastrar a outros países do sul da Europa, segundo o Die Welt.

"O país que suscita mais preocupações é Portugal, e em círculos do governo alemão não se exclui que Lisboa precise de mais dinheiro da União Europeia, ainda no segundo semestre deste ano", diz o matutino germânico.

"Os Estados não conseguirão pagar as suas dívidas se não lograrem ter crescimento económico, e até agora não há sinais de retoma nenhuma nos países em crise", disse o professor de economia da Universidade de Oxford, Clemens Fuest, citado pelo Die Welt.

Notas do Papa Açordas: Mais um grande economista que vem dizer que vai haver um segundo empréstimo a Portugal, ainda este ano... Mas, pelos vistos, o sr. Passos Coelho e a sua quadrilha não acreditam nesta possibilidade...

-

1 comentário:

Pata Negra disse...

Estes doutores têm tantas certezas nas receitas e ao mesmo tempo estão sempre certos nas pioras do doente! Há qq coisa que não bate certo! Merkel elogiava Sócrates, Sócrates elogiava Sócrates, Passos autoelogia-se e é elogiado - são todos muita bons, nós é que não prestamos: toleramo-los!
Um abraço sempre do lado dos frágeis