terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Economistas do BBVA antecipam novo resgate para Portugal

-

A primeira edição do Observatório Económico para Portugal, hoje apresentada pelo BBVA, prevê que é pouco provável que Portugal consiga voltar aos mercados em 2013, logo, considera que o país necessitará de um segundo resgate internacional.

“Se o presente 'stress' financeiro continuar, é pouco provável que Portugal consiga voltar a ter acesso aos mercados em 2013 e, portanto, deverá precisar de apoio financeiro para além de 2013”, lê-se no relatório.

Ainda assim, os economistas do BBVA Research, a entidade responsável pela publicação, elogiam o ajustamento orçamental em curso em Portugal e as “reformas estruturais ambiciosas”, pelo que consideram não existirem razões para “deixar de ser otimista em relação a Portugal evitar a necessidade de reestruturarão da sua dívida pública”.

Rafael Domenech, economista-chefe para os países desenvolvidos do BBVA, questionado sobre a hipótese de um segundo pacote de ajuda internacional a Portugal pelos jornalistas, reforçou a ideia de que "Portugal, apesar de estar a fazer os seus deveres, não conseguirá voltar aos mercados em 2013, pelo que deverá continuar a precisar de assistência financeira internacional".

Os economistas responsáveis pelo estudo sublinharam, em videoconferência a partir de Madrid, que Portugal é um caso “completamente distinto” da Grécia.

"Os fundamentais económicos de Portugal são muito diferentes dos da Grécia e o Governo português está a implementar reformas estruturais importantes para potenciar o crescimento económico", salientou Miguel Jiménez, economista-chefe para a Europa do BBVA, sublinhando que, contudo, "a correção dos desequilíbrios vai demorar muito tempo".

Notas do Papa Açordas: Só o "Ali-Babá e os 40 ladrões" do (des)governo diz em que não vai pedir novo resgate. Vamos ver até quando funcionará esta cassete...

-

Sem comentários: