terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

BE: Números do PIB de 2011 são "rombo brutal" na economia "patrocinada" pelas políticas do governo

-

O Bloco de Esquerda considera que os números do PIB de 2011 divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística são "um rombo brutal" na economia portuguesa "patrocinado" pelo Governo ao decidir cortar nos subsídios de Natal.

"Os dados hoje conhecidos têm o rosto de um rombo brutal patrocinado pelas políticas de Vítor Gaspar e Passos Coelho. Os próprios dados do desemprego da OCDE dão conta deste deslize brutal na economia portuguesa", disse o deputado do BE Pedro Filipe Santos, numa declaração no Parlamento.

"Se há um recessão de 1,5 em 2011 nós percebemos que ela é alcançada com um deslize brutal no último trimestre com aquela que foi a medida fundamental do Governo de Passos Coelho em 2011, o corte de metade do subsídio de Natal dos portugueses. E com isso não há exportações que nos valham porque vão ao bolso dos portugueses, cortam no rendimento das famílias", defendeu o deputado.

Para Pedro Filipe Santos, a estas medidas juntou-se o "contexto internacional", que "também leva a economia para a recessão profunda".

"Tudo isto somado, temos em Vítor Gaspar e Passos Coelho o rosto de uma recessão que se prevê que se agrave. Mas os números da atualidade já dão conta de um aumento brutal do desemprego e da destruição da economia", acrescentou.

O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal diminuiu 1,5 por cento em 2011 por comparação com o ano anterior, segundo uma estimativa rápida das contas nacionais hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notas do Papa Açordas: O que é que podemos esperar deste governo? Recessão e mais recessão... Cortou 50 % no subsídio de Natal e queria que os portugueses gastassem mais? Só um doido pensa assim...
-

Sem comentários: