quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Direcção de informação da RDP demite-se

-

A direcção de informação da RDP demitiu-se nesta quinta-feira, na sequência do caso da crónica do jornalista Pedro Rosa Mendes.

A demissão foi apresentada ao final da manhã, ainda antes do plenário de redacção que decorreu esta tarde, mas só foi comunicada à redacção ao início da noite.

“Tendo em conta os últimos acontecimentos relativos ao programa Este Tempo e todos os episódios que se seguiram à sua anulação, a direcção de informação da rádio pediu ao final da manhã a sua demissão, que foi aceite pelo conselho de administração”, lê-se num comunicado enviado por email por João Barreiros, o director demissionário da RDP.

O texto, assinado pela direcção, não especifica os episódios referidos e que levaram à demissão.

O plenário de redacção emitiu nesta tarde um comunicado em que teceu críticas duras à direcção de informação pela forma como conduziu o caso do fim do programa Este Tempo, um espaço de crónicas que foi encerrado pouco depois da emissão de uma crónica do jornalista Pedro Rosa Mendes, na qual este criticava um programa realizado pela RTP em Luanda.

No comunicado dos jornalistas, aprovado por unanimidade, foi condenada a forma "desastrosa e lamentável como foi conduzido o caso Rosa Mendes que permitiu criar e arrastar no tempo suspeitas sobre a ética, honorabilidade, rigor e isenção de todos os profissionais da redacção da RDP".

Notas do Papa Açordas: E o conselho de administração, pá? Não se demite?... Esta é uma "estória" que ainda está muito mal contada... Quem deu a ordem para a censura, isto é, para acabar com o programa? E quem foram os seus mentores? Pede-se aos profissionais da casa que ponham o jogo mais junto à "relva"...

-

Sem comentários: