sábado, 15 de outubro de 2011

Empresas públicas a pente fino. Passos procura “responsáveis”

-

Maioria disponível para alterar lei de crimes de responsabilidade dos políticos. JSD vai apresentar queixa na PGR contra Sócrates

Passos Coelho tinha prometido não usar a “herança” do anterior governo como justificação para a austeridade, mas tanto o PSD como o CDS estão de acordo na responsabilização de quem decidiu “encargos insustentáveis para o país”, garantiu o primeiro-ministro. Por isso o governo vai levar a cabo uma pesquisa “PPP por PPP, contrato por contrato, departamento por departamento” para “saber quem, porquê e como estiveram na origem destes encargos insustentáveis”, assegurou Passos. O objectivo é apurar responsabilidade política, civil e criminal, sabe o i.


Este rastreio vai centrar-se sobretudo nas empresas públicas. Passos deu mesmo o exemplo das quatro empresas de transporte – CP, Refer, Metro do Porto e Metro de Lisboa – que agravaram o défice 270 milhões de euros.

A responsabilidade pelo défice é tema politicamente caro ao governo. Com os cortes nos subsídios de Natal e férias para os funcionários públicos, Passos ensaiou a justificação no debate de ontem no parlamento: “Estas medidas são minhas, mas este défice que as obriga não é meu.” A coligação PSD/CDS não quer o nome colado ao défice excessivo: “É preciso explicar aos portugueses onde ocorreram esses desvios, quem foram as pessoas e porque continuam impunes”, disse Nuno Magalhães, líder parlamentar do CDS no debate. Ao i garantiu estar a falar de “responsabilidade política”, mas “se houver algum indício criminal, tem de ser remetido à Procuradoria- Geral da República” (PGR).

E é por aqui que vai o líder da JSD. Duarte Marques vai apresentar queixa na PGR na próxima semana: “Queremos a criminalização ou a responsabilização dos titulares de cargos políticos que sejam responsáveis pela situação a que o país chegou, do anterior primeiro-ministro a outros”, disse ao i.

Notas do Papa Açordas: Embora se trate de uma caça às bruxas, é necessário apanhar os culpados destas malfeitorias e castigá-los! A classe política tem, de uma vez por todas, aceitar que os seus actos sejam julgados pela JUSTIÇA!....

-

Sem comentários: