segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Electricidade aumenta 4% para os consumidores em 2012

-

As tarifas de eletricidade para os consumidores particulares deverão aumentar, em média, 4 por cento em 2012 devido ao adiamento excecional para os anos seguintes de cerca de mil milhões de euros, comunicou hoje a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).


A proposta, que será entregue ao conselho tarifário para uma decisão final a 15 de dezembro, indica que o aumento de 4 por cento se deve a "diversas alterações legislativas e regulamentares efetuadas durante 2011", que fizeram com que o aumento não fosse maior.


A ERSE refere, principalmente, o "alisamento quinquenal dos sobrecustos com os Produtores em Regime Especial (PRE)" (energias renováveis) e um decreto-lei que procede ao diferimento excecional dos Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC), tudo num total de 1.080 milhões de euros.


O regulador adianta que o mecanismo de alisamento quinquenal nas energias renováveis "determinam que o sobrecusto da PRE de cada ano, e os respetivos ajustamentos, sejam diluidos por um período de cinco anos", enquanto que em relação aos CMEC, os proveitos a recuperar pelas tarifas de 2012 não incluem os custos de 2010, "o que contribui para a redução do nível tarifário".


Notas do Papa Açordas: E aqui temos o aprendiz de Sócrates a nos pregar mais uma partida... Atenção!... O aumento são os 4 % mais o diferencial do IVA, que passou de 6% para 23 %... Tudo isto vai dar um aumento de 17%+4%= 21%...

-

1 comentário:

C Valente disse...

dizer que a electricidade aumentou 4% é outras das felasias dos politicos, quando na realidade o aumento é 4+17%
Saudações amigas