quinta-feira, 21 de abril de 2011

Teixeira dos Santos diz que "nunca foi abordado por ninguém" para integrar listas do PS

-

O PS "não colocou a questão de Teixeira dos Santos ser convidado para integrar as listas" de candidatos a deputados, disse ontem Vieira da Silva, no final da reunião da comissão política que debateu e aprovou as listas. Mas o partido também não perguntou ao ministro das Finanças se pretendia ou não integrar qualquer lista, nem sequer a do Porto, pela qual concorreu em segundo lugar nas eleições de 2009. Isso mesmo foi dito ao PÚBLICO, por escrito, pelo gabinete do ministro de Estado e das Finanças: "O professor Teixeira dos Santos nunca foi abordado, por ninguém, para fazer parte das listas."
A ausência de qualquer contacto ou convite foi também apontada por Vieira da Silva, dirigente socialista responsável pelo processo de elaboração das listas, que sustentou a decisão como uma "opção" do partido. "São convidadas umas centenas de pessoas e muitos milhares não são convidados", disse, citado pela agência Lusa. Perante a insistência dos jornalistas, atentou na "enorme importância" de Teixeira dos Santos no Governo, mas lá foi dizendo que "todas as coisas na vida mudam, as coisas começam e acabam e é um acto normal ter acabado".

Vieira da Silva falou também na ausência de Luís Amado, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros. Mas distinguiu (até no tom) este caso do de Teixeira dos Santos, notando que Amado, o seu "camarada", "há muito tempo tinha manifestado a vontade de não continuar com este tipo de intensidade e de inserção na vida política."

Dentro da comissão política, terá sido, contudo, a exclusão de Jorge Strecht Ribeiro de qualquer lista de candidatos que originou mais contestação. Francisco Assis, cabeça de lista pelo Porto, e Alberto Martins, que ocupa o segundo lugar, questionaram a direcção de José Sócrates sobre a ausência daquele deputado (um histórico, eleito desde 1995) do rol de nomes pelo Porto. E ouviram argumentos sobre o limite das candidaturas propostas pelas quotas nacional e distrital, mas não terão ficado satisfeitos. Até porque nesta mesma lista faltava o capitão de Abril Marques Júnior, cuja saída foi explicada por Vieira da Silva aos jornalistas novamente pela "limitação ao nível do número de candidatos" e pela necessidade de "renovação".


Notas do Papa Açordas: Sócrates não convidou o cabecinha branca para as listas do PS, para o candidato não ser confrontado com a negociação com o FMI... Assim, poderá argumentar que o PS não negociou nada... Espertices...

2 comentários:

C Valente disse...

Bons feriados com uma Páscoa Santa
Saudações amigas

C Valente disse...

Bons feriados com uma Páscoa Santa
Saudações amigas