quinta-feira, 14 de abril de 2011

Quem é o socialista que acusa Sócrates de afundar Portugal?

Rómulo Machado é advogado e entrou no PS logo a seguir ao 25 de Abril. É conhecido pela frontalidade

É o militante número 1052 do PS e entrou para o partido com apenas 15 anos, em Maio de 1974, mas foi o último congresso socialista que lhe deu visibilidade, depois de ter acusado José Sócrates de levar o país à bancarrota.


"Quando acabei ouvi alguns aplausos lá atrás, mas das filas da frente ouvi muitos assobios e muitos diziam: vai- -te embora", conta ao i Rómulo Machado, garantindo que nunca pensou receber "tantas mensagens a felicitar o discurso, até de alguns socialistas que pertencem à estrutura do partido".


Rómulo Machado é advogado e até há dois anos a sua intervenção limitava-se ao concelho de Cascais, onde fez parte do grupo que contestou José Luís Judas como presidente da câmara.


No congresso de Espinho, em 2009, foi eleito para a comissão nacional nas listas do grupo liderado por Fonseca Ferreira, Margem Esquerda, sendo um dos elementos da corrente de opinião esquerda socialista. Há quem lhe elogie a coragem, há quem pense que vai longe de mais.


A antiga secretária de Estado da Educação Ana Benavente elogia-lhe "a combatividade". "É uma pessoa muito frontal, que não precisa da política para viver e o que faz é com convicção", diz a ex-dirigente socialista e crítica da actual direcção.


Certo é que a frontalidade já lhe provocou dissabores, até entre os que se opõem à direcção de Sócrates, e Rómulo Machado não voltou a ser um dos escolhidos para representar a corrente de opinião Esquerda Socialista na comissão nacional. "O meu nome foi vetado. O que me era dito é que o que eu dizia era verdade, mas que não podia ser dito assim", relata o advogado de São João do Estoril, que acusa o PS de o ter posto a falar depois da meia-noite e quase no fim do congresso, quando a maioria dos congressistas estavam fora, para minimizar os estragos das críticas que fez a Sócrates.


Notas do Papa Açordas: Estes militantes, nos quais me incluo, não interessam ao sr.Sócrates, daí o facto da intervenção de Rómulo Machado ter sido relegada para tão tarde, ao contrário dos lambe-botas, que falaram em horário nobre... Os verdadeiros militantes do Partido Socialista não votam em Sócrates, não podem votar em quem levou o país à bancarrota...













-

Sem comentários: