quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PT lucra recorde mas paga menos impostos

-
Vivo funcionou como chave do cofre dos maiores lucros de sempre de uma empresa em Portugal. Operação concretizada através de companhia holandesa aliviou carga fiscal
-
Era esperado que a PT alcançasse lucros chorudos no ano passado, tirando partido da venda da sua participação na brasileira Vivo à Telefónica. E para além deste «negócio de ouro», a empresa de Zeinal Bava conseguiu o xeque-mate ao pagar menos impostos.
-
Há dois anos a companhia de telecomunicações teve de tributar 105,9 milhões de euros e, segundo as contas de 2010, apresentadas esta quinta-feira, o Estado tem direito a encaixar apenas 77,5 milhões.
-
A «proeza» deveu-se precisamente ao troféu Vivo. É que a operação de venda foi feita através da Brasilcel BV, uma empresa detida pela Portugal Telecom SGPS e que tem sede na Holanda, um país onde a carga fiscal é bem menos pesada.
-
A mais-valia adquirida no negócio chegou a Portugal já livre de impostos, o que explica a descida da tributação no ano passado.
-
Desta forma, parte do lucro da venda da Vivo vai acabar nas mãos dos accionistas da PT. E com um dividendo partido em dois: um decorrente desse negócio - no valor de 65 cêntimos por acção - e um dividendo ordinário no mesmo valor que diz respeito ao fecho de contas de 2010.
-
Notas do Papa Açordas: Todas estas grandes empresas contratam excelentes economistas e fiscalistas... pois, só assim, se explicam estas maningâncias de ganhando mais pagar menos de impostos...
-

Sem comentários: