segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Autoritarismo do PS de Sócrates ultrapassa "centralismo democrático" de Lenine

-
Ana Benavente tece violentas críticas a seis anos de governação
-
Ana Benavente é cáustica com os anos de governação do primeiro-ministro. E aponta tiques de autoritarismo, de distribuir "lugares e privilégios" e render-se ao neoliberalismo.
-
É um retrato arrasador do PS, do Governo e de José Sócrates. A ponto de Ana Benavente, secretária de Estado da Educação de António Guterres (1995-2001), dizer que jamais pertenceria a um Governo de José Sócrates com uma pasta idêntica. "Porque, se o fosse, já teria apresentado a minha demissão." A confissão da ex-dirigente socialista é feita numa entrevista à Revista Lusófona de Educação.
-
O tema é a educação na luta contra a exclusão e pela democracia, mas a conversa vai até à política pura e dura e o actual estado do Governo do PS e da liderança de José Sócrates. Aí, mais uma vez, Benavente é dura. Muito dura. O PS tornou-se "neoliberal" - "fazer do capital financeiro o dono e árbitro do desenvolvimento económico é uma capitulação face ao neoliberalismo que não é digna de um partido socialista". Mas há mais. No PS, há falta de debate interno e Ana Benavente critica "o autoritarismo da actual liderança". "Tornou-se autocrata, distribuindo lugares e privilégios, ultrapassando até o "centralismo democrático" de Lenine. Alimentando promiscuidades que recuso", lê-se na entrevista.
-
Notas do Papa Açordas: Ana Benavente é uma das pessoas que em Portugal mais sabe de educação, de modo que, o facto dela estar contra a política educacional de Sócrates, não admira mesmo nada... Mas é preciso ter coragem!...
-

1 comentário:

costa disse...

Só agora agora é que descobriu isso Drª Ana Benavente?