sábado, 19 de fevereiro de 2011

O povo vai sair à rua? Milhares convocam manifs contra o sistema

-
Para o próximo dia 12 de Março está marcado o Protesto da Geração à Rasca em Lisboa e no Porto
-
Há quem diga que foram os Deolinda a chamar a atenção para os problemas da "geração parva". Outros acreditam que as manifestações no Egipto são uma inspiração, ao mostrar que é possível derrubar um governo de forma quase espontânea. Seja o que for, começam a germinar online protestos mais ou menos apartidários contra o sistema e contra o estado de coisas a que chegou o país. A geração está à rasca?
-
"Não sei se está tão à rasca quanto se diz. ''As notícias da minha morte são muito exageradas'', a parvoíce desta geração também é muito exagerada. Mas tenhamos esperança, estes protestos mostram que o país não está completamente amorfo e há qualquer coisa a germinar. Qual o fruto e quando amadurecerá ainda não se sabe. E é bom que não se saiba para não o irem cortar pela raiz", explica o sociólogo Manuel Villaverde Cabral.
-
No Facebook, o grupo "1 milhão na Avenida da Liberdade pela demissão de toda a classe política" já tem quase 23 mil seguidores. "Sabemos que um milhão é impossível, trata-se de um número simbólico. Também sabemos que a demissão de toda a classe política levaria ao caos, mas esta é uma maneira de mostrarmos o nosso desagrado pela classe política actual", refere o porta-voz do grupo, José Couto Nogueira.
-
Um protesto que não é bem visto aos olhos de todos. O deputado do PSD e comentador político Pacheco Pereira considera-o "um puro manifesto antidemocrático" e levanta algumas questões no seu blogue: "Demitem toda a classe política como? Como em 1926, com o 28 de Maio? Como se Portugal fosse o Egipto e ''Sócrates-Passos Coelho-Portas'' (e porque não Jerónimo de Sousa e Louçã) fosse um compósito de Mubarak? Sem eleições? Sem partidos? Democracia directa com votos pela televisão em chamadas de valor acrescentado e o parlamento no Facebook?" O grupo foi de facto inspirado nas manifestações no Egipto: "Percebemos que é possível grandes manifestações sem partidos nem centrais por detrás", explica o porta-voz. O dia da manifestação ainda não foi marcado. "Só quando atingirmos os 50 mil seguidores no Facebook", diz Couto Nogueira.
-
Notas do Papa Açordas: Já vi ditadores cairem por muito menos... Sócrates, não pode continuar a fazer a porcaria que está fazendo... Falta pouco para a Sopa dos Pobres se generalizar... Apesar de ser inscrito no Partido Socialista, vou aderir ao protesto e participar na manifestação...
-

1 comentário:

Anabela Jardim disse...

Muito bom! Não se pode cruzar os braços diante de tanta insatisfação. Vou ficar torcendo aqui de longe por vocês !