quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ajuda europeia paga-se em trabalho. Idade da reforma pode subir para os 67

-
CE vai cobrar pelo reforço do fundo europeu. Fonte de Bruxelas garante ao i que mudanças "muito exigentes" vão ser obrigatórias e que idade da reforma pode subir para os 67 anos
-
As alterações que se adivinham ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira têm sido saudadas por responsáveis portugueses como uma forma sustentável de sair da crise. No entanto, a ajuda não chegará sem um lado B, já que Bruxelas está a preparar um conjunto de reformas obrigatórias para os países do euro, como contrapartida pelo reforço do fundo.
-
"Será apresentado um conjunto de reformas estruturais muito exigentes, principalmente no que diz respeito ao aumento da idade da reforma e à liberalização do mercado laboral. Mas também nas próprias pensões e mecanismos legais de controlo do défice orçamental", admitiu ao i uma fonte junto da CE. Aumentar a idade da reforma para os 67 anos é um dos pontos em discussão, uma subida correspondente à que foi anunciada por Espanha. "É o preço do pacote de ajuda. Em conjunto com o anúncio de reforço do fundo serão impostas reformas no sentido de mais convergência e harmonização entre estados membros."
-
A pressão para adoptar estas contrapartidas está a ser feita pela Alemanha e outros países do Norte da Europa, mas também pela CE. A mesma fonte admite ainda que se possa distinguir países que necessitem de uma fiscalização mais apertada das suas contas públicas, como é o caso das economias periféricas.
-
O anúncio destas medidas deverá ser feito no Conselho Europeu de Março, concretizando um compromisso entre a CE e Berlim. A Alemanha comprometeu-se com uma solução mais estrutural para a crise da dívida, enquanto a CE aceitou adiar o anúncio do novo mecanismo até Março. Merkel e Barroso aproximaram posições num jantar na semana passada.
-
Notas do Papa Açordas: Descansem que o sr.Sócrates não vai copiar da UE os salários, mas podem estar certos dos 67 anos para a reforma...
-

Sem comentários: