domingo, 30 de janeiro de 2011

Jardim ajusta contas com Coelho e enfrenta oposição mais dividida em Outubro

-
Líder do PSD ficou com "um osso de coelho atravessado na garganta" depois de ter perdido 15 mil votos na região para José Manuel Coelho. E já o chamou de fascista e falso profeta.
-
Alberto João Jardim volta a ter o "cheiro a pólvora" com que gosta de enfrentar as batalhas eleitorais. As regionais de Outubro serão o seu ajuste de contas não só com José Manuel Coelho - que emergiu como rosto do antijardinismo mas não consegue congregar a oposição - mas também com o eleitorado do PSD que se insubordinou nas presidenciais ao votar no candidato madeirense.
-
Paradoxalmente, o líder do PSD vai disputar as próximas eleições regionais no cenário que menos deseja: contra os partidos da oposição não federados em coligação. A bipolarização total facilitaria a sua linear estratégia de transformar o escrutínio num plebiscito entre o "bem" que personifica e as forças do "mal" que combate, entre os "autonomistas" e os "traidores da Madeira" contra os quais o toque a rebate ecoaria mais forte entre o eleitorado social-democrata baralhado com a falta de alternativa interna e externa.
-
A votação obtida por José Manuel Coelho nas eleições de domingo passado no arquipélago, beneficiando em parte da circunstância de ser o primeiro madeirense a candidatar-se à Presidência da República, incomodou particularmente Jardim, alvo predilecto das críticas e sátiras do depreciativamente designado "Tiririca da Madeira" que retirou cerca de 15 mil votos ao PSD. Mas importunou igualmente todos os partidos da oposição que se viram ultrapassados pelo candidato anti-sistema, para o qual perderam em conjunto mais de 25 mil votos, se comparamos os obtidos nas regionais de 2007 com a votação dos candidatos presidenciais que apoiaram.
-
Notas do Papa Açordas: José Manuel Coelho antes de derrotar Jardim, já derrotou toda a oposição ao líder madeirense. Era bom que esta oposição se juntasse numa plataforma e contribuissem todos para a queda do dinossauro madeirense.
-

Sem comentários: