sábado, 29 de janeiro de 2011

Automobilistas vão pagar mais 300 milhões este ano para financiar biodiesel

-
O gasóleo volta a subir em Fevereiro. A política de promoção dos biocombustíveis custa 5,4 cêntimos por litro
-
Os consumidores portugueses de gasóleo vão passar a pagar a totalidade da factura extra do biocombustível que deverá custar cerca de 300 milhões de euros este ano.
-
Até 2010, o Estado financiava em grande parte o sobrecusto associado à introdução do biodiesel no consumo nacional, com isenções fiscais. A partir deste ano, acabaram-se os benefícios fiscais pagos directamente aos produtores, e que permitiam anular o sobrecusto deste combustível face ao gasóleo rodoviário normal. Mas como a incorporação de 7% de biodiesel (combustível produzido a partir de óleos alimentares) é obrigatória para as petrolíferas, elas passam o custo para o consumidor.
-
O impacto começou a sentir-se nos bolsos dos automobilistas logo a 1 de Janeiro, quando os preços finais do gasóleo subiram mais de dois cêntimos por litro (mais um cêntimo devido à subida do IVA). A partir de Fevereiro, e segundo as contas da APETRO (Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas, o gasóleo volta a aumentar dois cêntimos por litro na sequência de outra decisão do governo: a publicação de uma portaria que fixa o preço máximo de venda do biodiesel por parte dos produtores nacionais às petrolíferas. Como esse preço é superior ao do gasóleo normal, a diferença volta a passar para o automobilista que em 2010 já pagava amais 1,2 cêntimos por litro.
-
O novo aumento do gasóleo a partir da próxima semana será ampliado pela alta do petróleo que ontem negociava nos 99 dólares por barril no mercado londrino, por causa dos conflitos no Egipto.
-
Segundo a APETRO, a incorporação de cerca de 7% de biodiesel no consumo nacional representa um sobrecusto de 5,4 cêntimos por litro por cada litro de gasóleo vendido em Portugal. Multiplicando essa factura pelo número aproximado de litros comercializados em 2010, chegamos a um sobrecusto da ordem dos 300 milhões de euros para este ano. Esta factura passa a ser equiparável ao sobrecusto da produção de energia renovável que os clientes domésticos da electricidade pagam e que em 2011 será de pelo menos 500 milhões de euros. A incoportação de biodiesel permite reduzir as emissões de CO2 nos automóveis.
-
Notas do Papa Açordas: Cada vez mais o (des)governo do sr. Sócrates nos empurra para Espanha. Segundo dados apurados por entidades do sector, as pessoas residentes até 70 Kms da fronteira, já se abastecem de combustível espanhol e, aproveitam para adquirir produtos alimentares...
-

1 comentário:

Kruzes Kanhoto disse...

Ou gás de garrafa. Cada botija de 13 kilos custa menos 7 euros!!!!