domingo, 9 de janeiro de 2011

Alemanha e França querem que Portugal aceite ajuda financeira

-
Os Governos da Alemanha e da França querem que Portugal aceite ajuda financeira internacional quanto antes, de modo a evitar que a crise da dívida portuguesa alastre a outros países, informou a agência France Press (AFP).
-
O Presidente da República manifestou-se hoje surpreendido por uma revista alemã dizer que os Governos alemão e francês querem que Portugal aceite ajuda financeira internacional, sublinhando que não tem conhecimento que o assunto tenha sido discutido nas instâncias comunitárias. Já José Sócrates desvaloriza as notícias sobre ajuda externa e garante que Portugal vai cumprir objetivo orçamental.
-
A AFP revela que o periódico alemão, sem citar fontes precisas, afirma que "peritos" dos Governos da Alemanha e da França esperam que Portugal se coloque sob a assistência da União Europeia para evitar um contágio da crise da dívida para Espanha ou Bélgica.
-
O alarme foi dado depois da taxa de juro para uma emissão obrigacionista a seis meses ter sido colocada por Portugal na semana passada a 3,69 por cento.
-
"Por comparação, no mesmo dia, a Alemanha colocou um empréstimo a dez anos por 2,87 por cento", escreve o periódico alemão.
-
Berlim e Paris querem também que os países da zona euro assumam o compromisso de fazer o que for preciso para proteger a moeda única do bloco.
-
Notas do Papa Açordas: A teimosia do sr. Sócrates ainda vai sair cara a Portugal. Não há qualquer dúvida que, mais cedo ou mais tarde, teremos que pedir ajuda internacional e, quanto mais tarde, pior. O FMI não é nenhum papão...
-

Sem comentários: