terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

CML - TC recusa empréstimo de 400 milhões


O Tribunal de Contas (TC) recusou esta terça-feira o visto de empréstimo de 360 milhões de euros que a Câmara Municipal de Lisboa pretendia contrair para pagar dívidas a fornecedores.
-
A autarquia de Lisboa tinha aprovado um pedido de empréstimo no valor total de 400 milhões de euros, tendo enviado o pedido de aprovação da primeira tranche, de 360 milhões de euros, ao TC em Dezembro. Por duas vezes, a instituição pediu esclarecimentos ao município, designadamente a lista dos fornecedores credores e sobre a data e a natureza de algumas dívidas.-
O executivo municipal liderado por António Costa sustentou o pedido de visto com um parecer jurídico do constitucionalista Vital Moreira, que defendia a possibilidade de a autarquia recorrer ao artigo 40º da Lei das Finanças Locais, que contempla a situação de desequilíbrio financeiro conjuntural.
-
Inicialmente, António Costa pretendia pedir 500 milhões de euros, uma proposta que correu o risco de ameaça por parte do PSD, na Assembleia Municipal, e levou o presidente da câmara a não excluir a possibilidade de se demitir.
-
O executivo camarário acabou por reduzir o montante para 400 milhões de euros. (Correio da Manhã)
-
Nota do Papa Açordas: O empréstimo era, ao que se diz, para liquidar as dívidas da Câmara a pequenos fornecedores e juntas de freguesia, portanto, nada justifica esta nega do Tribunal de Contas. Só irá prejudicar a situação do município, nada mais.

2 comentários:

quintarantino disse...

O que justifica a recusa são minudências jurídicas e com os conselheiros a palpitarem sobre matérias que, penso, extravasam as suas competências.

Anónimo disse...

Este é apenas um dos efeitos causados pela Lei das Finanças Locais aprovado pelo próprio senhor Costa...
Como diz o Povo, "quem com ferros mata, com ferros morre"...