sábado, 9 de fevereiro de 2008

AS EXPLICAÇÕES DE JAIME SILVA PARA O AUMENTO DO PREÇO DO TRIGO


-
As explicações de Jaime Silva a propósito do aumento do preço do trigo estão longe de ser rigorosas, assim como os comentários que teceu a esse propósito. Não é verdade que estejamos perante movimentos especulativos, não se pode confundir os futuros das bolsas de valores com os contratos de futuros na bolsa de Chicago. O aumento dos preços prende-se com a inexistência de stocks à escala mundial e ao aumento da procura internacional.
-
Também não é verdade que a existência de stocks estratégicos resolvam o problema a não se que se proíbam as exportações pois a causa do aumento dos preços situa-se no aumento da procura por parte de alguns países como a China. Além disso é duvidoso que esses stocks estratégicos respondessem a situações prolongadas como a actual, que já dura duas campanhas de comercialização.
-
Por fim, ao contrário do que o ministro disse não é só o preço do leite que vai aumentar, igual aumento de preços vão registar as carnes de bovino, de suíno e de aves de capoeira.(O JUMENTO)
-
Nota do Papa Açordas: Por estas explicações vê-se logo a sabedoria do rapaz...

1 comentário:

Abrenúncio disse...

No que respeita a sabedoria, ela estende-se pelo (des)governo todo. É um poço de sabedoria. Espero é que o poço esteja destapado...
Saudações do Marreta.