sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Inflação subiu

Inflação homóloga sobe para 2,8% em Novembro

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 2,8%, em Novembro, duas décimas de ponto percentual superior ao valor registado em Outubro de 2007, anunciou o INE esta sexta-feira. A variação mensal foi 0,3% e a variação média nos últimos doze meses manteve-se em 2,4%, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação de 2,8% face a Novembro do ano anterior.

O indicador harmonizado opelos critérios do Eurostat (IHPC) apresentou uma variação de 0,3% entre Outubro e Novembro de 2007. A taxa de variação média dos últimos doze meses manteve-se em 2,4%.

Segundo detalha o INE, o indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excepto produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de variação homóloga inferior em cinco décimas de p.p. à do IPC total (2,3%).

Os Transportes (que deram a contribuição mais significtiva para a subida mensal com variação de 1,1%), os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas e a habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis foram as classes que apresentaram as contribuições positivas mais significativas para a formação da taxa de variação homóloga, «justificando cerca de 53,1% da variação registada pelo IPC».

A única contribuição negativa para a variação homóloga da inflação verificou-se ao nível das Comunicações, nota a mesma fonte. (Diário Digital)

Nota do Papa Açordas: E o governo (cego, surdo e mudo) ainda mantém a aposta dos 2,1 %...

Sem comentários: