terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Nem taxa nem verde

-
"Uns 40 milhões de euros era quanto o Governo ambicionava arrecadar com um imposto de 10 cêntimos sobre cada saco de plástico com que carregamos as compras do supermercado. A taxa entrou em vigor e os portugueses, com a sua proverbial capacidade de adaptação, transferiram as compras para sacos reutilizáveis há muito oferecidos pelos hipermercados, num retornar ao cesto para ir à feira.
Com esta simples alteração de bom senso quotidiano, ao que tudo indica os 40 milhões não vão passar de uma miragem. Até porque os supermercados e os híperes passaram a vender sacos mais grossos que escapam à taxa só aplicável aos de espessura inferior a 50 mícrons e chegaram mesmo à conclusão de que fica mais barato destruir os sacos que têm em stock do que pagar a taxa.
Mas se foi a "taxa", ao menos que fique o "verde". O Ministério se provavelmente se enganou na previsão do imposto não foi por não fazer as contas. Segundo divulgou o ministro do Ambiente, cada português utilizava em média 466 sacos e o objetivo era que, com esta medida, em 2015 seria possível passar para os 50 sacos por habitante. É este o prémio de consolação que continua a ser apresentado por Jorge Moreira da Silva.
Mas receio que falte fazer uma pergunta: Onde é que eu meto o lixo? É que, lá em casa, tal como na de muitos portugueses, o que se fazia era transformar os sacos de compras em sacos do lixo. Agora acabou--se. Temos de comprar sacos do lixo nos supermercados, que ganharam um novo negócio, ou ir às lojas chinesas encontrar sacos de ocasião. O consumidor paga e é difícil divisar os ganhos ambientais que se contabilizam com a alteração de hábitos.
A imagem que fica é a de governantes descolados da realidade que não conseguiram antecipar aquilo que qualquer dona de casa lhes poderia ter explicado." (David Pontes - Jornal de Notícias)





Sem comentários: