terça-feira, 2 de setembro de 2014

Educação "Há 11 anos consecutivos" que César é "despedido e contratado"

-
César Paulo, professor, descreve a situação dos docentes contratados ao Diário de Notícias como algo de “caricato”, com professores todos os anos a serem despedidos a 31 de agosto, para serem contratados novamente poucos dias depois, como é o seu caso. Há 11 anos.

Em entrevista ao Diário de Notícias, César Israel Paulo, professor e presidente da Associação Nacional dos Professores Contratados, critica o que diz ser uma “atitude de pura incompetência e de falta de respeito que este Governo tem pelos professores”.

Numa altura em que o ano letivo já começou oficialmente, milhares de professores veem-se novamente no desemprego, uma situação que César descreve como “caricata” já que, “daqui a uma ou duas semanas a maioria destes professores vão ser novamente contratados” por mais um ano. Nalguns casos, tal acontecerá para serem novamente despedidos. E, em jeito de espiral, talvez para serem novamente contratados… daqui a um ano.

No seu caso, conta, “sou despedido a 31 de agosto e novamente contratado a 1 de setembro há 11 anos consecutivos”, explicando, que tal se verifica porque o ministério do seu grupo de recrutamento – artes visuais – “não abriu sequer uma vaga”.

No entanto, acrescenta, uma situação assim não poderia acontecer no privado, onde ao fim de quatro anos o Estado obriga à vinculação. Mas, “de má-fé, [o Estado] nunca o fez para o sistema público que tutela”. (Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Como é possível o estado português fazer leis para depois não as cumprir!...

Sem comentários: