terça-feira, 15 de outubro de 2013

Massamá: aluno planeava matar pelo menos 60 pessoas

-
Polícia diz que jovem que agrediu com uma faca três colegas e uma funcionária pretendia matar colegas

O aluno da escola de Massamá, em Sintra, que na segunda-feira agrediu com uma faca três colegas e uma funcionária, pretendia "matar, pelo menos, 60 pessoas”, segundo o plano delineado, a que a agência Lusa teve acesso nesta terça-feira.

Fonte policial ligada à investigação adiantou à Lusa que, na folha A4 apreendida ao estudante de 15 anos, este descreve “com bastante pormenor o plano de massacre”, nomeadamente “os materiais a usar, as aulas onde estariam mais alunos, o modo e a estratégia de actuação e os objectivos a atingir, sendo que queria matar, pelo menos, 60 pessoas para bater o recorde”.

Contactado pelo PÚBLICO, o subintendente Hugo Palma, comandante da Divisão de Sintra da PSP, confirmou apenas que foram apreendidos apontamentos pessoais, um computador e um tablet do menor. "Este material foi relevante para a investigação", revelou o responsável, sem adiantar o conteúdo dos elementos recolhidos. 

De acordo com a Lusa, foi encontrada uma lista do material a usar pelo jovem, na qual constam “facas, fumos, bombas caseiras, gás pimenta, um bastão, gasolina, álcool, fósforos, isqueiro e uma espingarda”. Contudo, na mochila que o estudante transportava quando foi interceptado pela polícia não foi encontrada qualquer arma. Lá dentro estavam apenas duas facas, um sprayde gás pimenta, dois frascos de álcool e dois isqueiros, enumera Hugo Palma. Noutro local foram apreendidos mais cinco very-light.  

Ainda de acordo com a investigação, “no ano transacto, o agressor já tinha tentado atingir um professor com uma pedra que lançou para a sala de aulas, tendo apenas partido o vidro”. Outro dos episódios apurados pela investigação é que o suspeito “incendiou um caixote do lixo numa zona de Belas”, situações “não reportadas à PSP”.

Notas do Papa Açordas: É necessário ter coragem para atacar o problema de frente e de uma forma exemplar. Este indivíduo, se agora for tratado com comiseração e piedade, certamente que, no futuro, irá executar o seu macabro plano...

Sem comentários: