segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sindicato denuncia aulas no ensino superior pagas a cinco euros

-
Há professores no ensino superior que estão a receber apenas cinco euros por cada hora de aula que leccionam, denuncia o Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup).


A situação está a afectar tanto instituições privadas como instituições públicas, segundo avança o Correio da Manhã na edição desta segunda-feira. Ao PÚBLICO, o presidente do SNESup, António Vicente, adiantou que os alertas têm chegado de vários sítios, mas que até agora só podem confirmar a existência de casos no Grupo Lusófona. O PÚBLICO tentou ouvir o presidente do conselho de administração do Grupo Lusófona, Manuel Damásio, até ao momento sem sucesso.

António Vicente disse, também, que o sindicato já endereçou cartas tanto ao grupo em questão, como ao Ministério da Educação e Ciência, que tutela o ensino superior, como à Inspecção-Geral da Educação. Da parte da Lusófona e da tutela ainda não veio qualquer resposta. Mas a Inspecção-Geral da Educação (IGE) já respondeu com o pedido de uma reunião que tem como objectivo averiguar mais pormenores os moldes das situações denunciadas.

“Os casos começaram ainda no ano lectivo passado, logo a seguir à redução de vencimentos na Função Pública e a situação mantém-se este ano. Já expusemos a situação à IGE e aguardamos reunião. Há situações completamente ilegais e há outras de legalidade muito duvidosa e imorais”, acrescentou António Vicente.

O sindicalista deu exemplos de professores que são contratados como prestadores de serviços mas que, na prática, preenchem horários completos de trabalho sem receberem qualquer verba pela preparação das aulas. Há ainda docentes que recebem consoante o número de alunos, o que faz com que muitos ordenados não vão além dos 400 euros.

Notas do Papa Açordas: O desgoverno, qual Ali-Babá e os 40 ladrões, está a atingir o limite da paciência dos portugueses. Já não há pachorra para aguentar mais... Calcule-se, professores universitários, a receberem como mulheres a dias...

5 comentários:

Anónimo disse...

Qual é o problema?

Anónimo disse...

O problema é o anónimo das 13.37 ser um ignorante

Anónimo disse...

Quando o ignorante não tem argumentos parte para o insulto. Pensa que assim vencerá o debate...

Jesus...

Anónimo disse...

Fique sabendo que a Lusófona é a única universidade privada a não receber subsídios do estado.

Quer a Lusiada como a Católica comem do Orçamento de Estado. Muito mérito tem a Lusófona.

Esses 5 euros partem do duplo esforço de alunos que pagam o ensino público e grande parte do privado através dos impostos, e ainda pagam o seu ensino.

C Valente disse...

Como pode haver um ensino digno ?
saudações amigas