sábado, 30 de janeiro de 2016

Nos outros blogs

-
 Passos enganou Bruxelas

Bruxelas conhece muito bem todos os acórdãos do Tribunal Constitucional sobre matérias como a reposição das pensões e dos vencimentos, não só a troika vinha e continua a vir periodicamente a fazer avaliações como a UE tem uma representação em Portugal e o país, por sua vez, tem uma representação permanente em Bruxelas. Portanto, Bruxelas não podia ser enganada, quem Passos Coelho enganou foi os portugueses e se esse engano foi apresentado como um corte estrutural da despesa é porque Bruxelas foi conivente com essa mentira.

Passos nunca teve qualquer intenção de repor os vencimentos, antes pelo contrário, tencionava levar esse "ajustamento" ao sector privado, exigindo que os trabalhadores deste sector fizessem o mesmo sacrifício, era desta forma que ele tencionava alcançar o se sonho, transformar Portugal num dos paíse mais competitivos do mundo. Em Março de 2015 disse no Japão que Portugal seria "uma das nações mais competitivas do mundo", voltou a dizê-lo poucos dias depois em Portugal, numa conferência sobre o programa de fundos comunitários Portugal 2020.

Dizia nessa conferência que tinha por ambição que a economia portuguesa fosse "uma das economias mais competitivas, quer na Europa, quer no mundo", algo que, convenhamos, exigiria algo parecido com a reposição da escravatura pois com a nossa carga fiscal e todos os outros custos de contexto só seria conseguido se os portugueses pagassem aos patrões para trabalharem. Passos estava tão convencido da sua ideia paranóica que até garantia que nada o podia impedir. [Ver DN]

Passos Coelho prometeu a reposição dos vencimentos, mas ao mesmo tempo lançou o projecto de uma nova tabela de vencimentos, isto é,  devolvia os vencimentos com base na tabela antiga e voltava a cortá-los com uma tabela nova. Bruxelas sempre soube destas intenções e só alguém ingénuo acha que Passos enganou Durão Barros e a sua Comissão, a verdade é que Barros e a Comissão Europeia juntaram-se a Passos na tentativa de enganar um todo um povo.

In "O Jumento"

Sem comentários: