segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Governo de Passos acusado de violar regras do INE

-

A violação do embargo para divulgação aconteceu a 4 de novembro de 2014.

Um membro do governo de Passos Coelho terá violado as regras de embargo e terá divulgado dados que tinha recebido antecipadamente. Em causa pode estar o então ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, ou algum dos seus secretários de Estado, segundo o Jornal de Negócios.

Por causa dessa violação, o Instituto Nacional de Estatística (INE) mudou as regras de antecipação de dados e o Governo prescindiu de recebê-los. Agora, o INE passa a divulgá-los duas horas antes de ser de conhecimento público.
A violação ocorreu a 4 de novembro de 2014, quando a informação estatística foi antecipada mas com a condição de não ser divulgada.
Já em 2014, o governo tinha ficado de fora do conjunto de entidades que recebia informação estatística antecipada, embora o instituto não tivesse explicado o porquê de ter mudado as regras. Foi nesse sentido que o CDS perguntou ao atual Governo, a 1 de dezembro, se o INE havia alterado as entidades a quem facultava acesso prévio à informação estatística, e se ponderava “facultar a mais órgãos de soberania acesso prévio e privilegiado”.
O INE explicou, entretanto, que "tem vindo a divulgar informação estatística ‘sob embargo’ a responsáveis de um conjunto de entidades", onde se incluíam, até 26 de novembro de 2014, "a Presidência da República, alguns ministérios diretamente associados a estatísticas mais relevantes", bem como órgãos estatísticos regionais.
Essa informação era enviada "normalmente ao final do dia anterior à data" de divulgação das estatísticas, mas isso mudou no final desse mês.(Notícias ao Minuto)
Notas do Papa Açordas: Sempre foi público que o desgoverno de Passos e Portas manipulava as estatísticas...

Sem comentários: