quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Nos outros blogs

-
 Jumento do dia
    
Maria de Belém


Quando questionada sobre a decisão do Tribunal Constitucional em relação ao pedido de alguns deputados para que a decisão do parlamento de as retirar fosse considerado inconstitucional e num momento em que não se conheciam os nomes dos deputados que tinha feito o pedido, Maria de Belém limitou-se a responder com evasivas formais, nada adiantando sobre a sua posição sobre o assunto.

Sabe-se agora que a candidata presidencial subscreveu o pedido, ao contrário do que sucede com outros pedidos apresentados ao TC em relação a algumas das medidas de austeridade. Esta situação nada tem de anormal pois trata-se de uma questão que se prende com as opções políticas da candidata. O que se lamenta é que não tenha a coragem de dar a cara pelas suas posições.

 É urgente demitir Carlos Costa

Já se perceberam três coisas, que o governador do BdP é incompetente, que é irresponsável e que não se demitirá por sua iniciativa. Acontece que com a resolução do BES e do BANIF e com a situação crítica da banca e da dívida soberana é do mais elementar bom senso que o lugar de governador do BdP não deve estar ocupado por alguém tão perigoso como se tem revelado Carlos Costa. Bastaria a forma como admitiu o filho de Durão Barroso nos quadros do banco para que tivesse sido demitido por meras questões de ordem higiénica, se tal não bastasse teria chegado a contratação de um secretário de estado para vendedor ambulante do Novo Banco. Mas Carlos Costa levou a sua incompetência bem mais longe e a forma como resolveu o problema da falta de capital do Novo Banco pôs em causa a segurança económica do país.

Ao contrário do que dizia ontem Paulo Ferreira na TVI24, atribuindo um sinal menos a Centeno, a culpa do aumento da taxa de juro da dívida portuguesa e da responsabilidade exclusiva de Carlos Costa, um dos responsáveis pela política económica que este jornalista tanto defendeu. Se por cá os jornalistas ainda fazem jogos partidários, em Espanha não o fazem e a notícia do El País não deixa margem para dúvidas. Se Centeno tem alguma culpa é de não ter retirado a confiança ao governador incompetente.

In "O Jumento"


Sem comentários: