quinta-feira, 24 de julho de 2014

Fechos: Lisboa e Porto com menos bancos e Interior sem serviços

-
Os grandes centros urbanos estão a ficar sem agências bancárias. Em apenas três anos foram encerradas 550. Contudo, o Interior é a região do país que está a ficar mais desertificada, com o fecho de serviços públicos, como escolas e tribunais, noticia o Diário de Notícias.

Nos grandes centros urbanos, as agências bancárias têm vindo a diminuir e os serviços públicos fechar no Interior do País, deixando-o mais desertificado.

Lisboa e Porto são os distritos que mais perderam agências bancárias nos últimos três anos. Já Viseu é o distrito mais afetado pelo fecho de escolas do primeiro ciclo, enquanto Vila Real e Bragança são os mais afetados pelo encerramento de tribunais, avança hoje o Diário de Notícias.

No final do primeiro semestre de 2013 existiam em Portugal 5.688 instituições financeiras, menos 522 do que em 2010. A Associação Portuguesa Bancária (APB), em termos absolutos, o distrito de Lisboa viu 226 dependências, em termos relativos, o Funchal tem quase a mesma perda, a serem encerradas nos últimos três anos, e o Porto 92.

Relativamente aos cortes no Interior como tem acontecido com as escolas e tribunais, o geógrafo José Rio Fernandes revela que a preocupação reside no facto de “fecharem serviços públicos onde as alternativas ficam mais longe, o que significa dificuldades acrescidas para a população, que muitas vezes já é mais pobre”.(Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Assim, como pode haver desenvolvimento?... Este desgoverno é o pior que passou por Portugal!...

Sem comentários: