domingo, 10 de junho de 2012

PS quer que Governo exija mesmas condições que Espanha

-

O líder do PS exigiu hoje que o Governo negoceie um tratamento para Portugal nas mesmas condições que Espanha está a beneficiar, sublinhando a necessidade da União Europeia tratar todos os Estados membros em "pé de igualdade".
"Este é o momento de exigir ao Governo português que exija um tratamento para Portugal precisamente nas mesmas condições em que a Espanha neste momento está a beneficiar", afirmou o secretário-geral do PS, António José Seguro, a propósito do pedido de ajuda de Espanha para a recapitalização da banca.
Lembrando que o apoio a ser prestado a Espanha será de 100 mil milhões de euros, António José Seguro considerou existirem ainda algumas questões por responder, nomeadamente "de onde é que esse dinheiro vem e quais são as contrapartidas".
Pois, frisou, "aparentemente não se exigem a Espanha as mesmas contrapartidas que se estão a exigir a Portugal ou à Grécia ou à Irlanda".
Tal facto, "significa por um lado que há uma evolução por parte da UE de reconhecer que a austeridade não é o caminho, mas por outro é necessário que a UE trate todos os Estados membros em pé de igualdade, não pode haver Estados de primeira e Estados de segunda", disse, reiterando a necessidade do Governo português e das autoridades europeias prestarem esclarecimentos sobre essa questão.
A este propósito, António José Seguro lembrou que há dois meses Espanha já tinha conseguido mais tempo para a consolidação das contas públicas, tendo agora conseguido um financiamento de 100 mil milhões de euros a uma taxa de juro de três por cento, sem contrapartidas que neste momento sejam conhecidas.
Notas do Papa Açordas: Afinal, na UE, há também filhos e enteados...
-

Sem comentários: