sexta-feira, 22 de julho de 2011

Passos engorda número de gestores da Caixa

-

O novo conselho vai ter dois presidentes (Faria de Oliveira e Agostinho de Matos). O número de membros cresce de sete para 11, mas custos com salários não aumentam

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai ter mais administradores do que actualmente. O número total deverá rondar os 11, embora até ontem à noite o Ministério das Finanças não tenha confirmado nem o novo modelo de governação nem os nomes do novo órgão de gestão do maior banco do país. Porém, o i sabe que haverá menos gestores executivos que os actuais sete e que o novo modelo incluirá administradores não executivos, que não existiam até agora. Os encargos salariais serão contudo menores que os actuais.

Apesar da diminuição dos custos, este modelo contraria as orientações do governo liderado por Pedro Passos Coelho, que se comprometeu a diminuir 15% os cargos dirigentes de toda a administração pública. A criação de dois cargos de presidente, o não executivo ou chairman - que será ocupado por Faria de Oliveira -, e o executivo, surge ainda numa altura em que a Caixa está obrigada a reorientar o seu foco para a actividade bancária, saindo de outras áreas, como os seguros e as participações financeiras em empresas emblemáticas - Portugal Telecom, EDP e Zon, entre outras.

A existência de dois presidentes é uma configuração mais adoptada nas empresas privadas com vários accionistas, em que o chairman tem em regra a missão de lidar com os vários sócios da empresa. A única empresa pública onde este modelo é praticado é a TAP.

O figurino já tinha sido experimentado na Caixa com maus resultados. No anterior governo de coligação PSD/CDS, a coexistência entre o chairman António de Sousa e o presidente-executivo Mira Amaral foi tudo menos pacífica. Choque de personalidades e uma distinção pouco clara entre as responsabilidades e funções de cada órgão, terá contribuído para o conflito que resultou na demissão dos dois.

Notas do Papa Açordas: Alguém disse que não havia almoços graças grátis, quem foi? O sr. Passos Coelho tem que começar a pagar a disponibilidade e o apoio dos amigos...

-

Sem comentários: